Que Parlenda inspirou o repente?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O original era “Batatinha quando nasce / Deita rama pelo chão; Mulatinha quando deita / Bota a mão no coração”, alusão aos assédios de patrões sobre mucamas na época da escravidão.

As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.

Corre cutia, na casa da tia, Corre cipó, na casa da avó…” Você provavelmente ouviu esses versos na sua infância. Largamente difundidos por crianças de todo o Brasil, as parlendas são velhas conhecidas nas brincadeiras de roda, de pegar e até em outros contextos.

Não é difícil identificar uma parlenda ou mesmo interpretá-la, pois suas características são bastante básicas. Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.

Se você quer saber o que são parlendas, veio ao lugar certo. Basicamente, trata-se de um gênero textual que engloba rimas ritmadas e de fácil memorização.

As parlendas são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis. Derivada do verbo “parlare”, que significa “conversar”, as parlendas proporcionam aos alunos momentos de interação e brincadeiras, aprimorando a sua fala através da récita dos seus versos.

Quem cochicha, o rabo espicha. Quem escuta, o rabo encurta. Quem reclama, o rabo inflama. Quem comenta, o rabo aumenta.

As parlendas são combinações de palavras com temática infantil, que fazem parte do folclore brasileiro. Passadas de geração em geração, as parlendas são rimas usadas como brincadeira pelas crianças. Elas costumam ser rimadas e têm ritmo e métrica quando recitadas.

Tratam-se de combinações de palavras presentes em brincadeiras infantis e que fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. De origem latina, a palavra "parlenda" é oriunda de "parlare" cujo significado é "falar".

Parlendas são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral popular.

As parlendas são textos recitados com um determinado ritmo, facilitando a compreensão das crianças. Essa prática proporciona a experiência do pequeno com as diversas formas de expressão de sua língua por meio das músicas, das brincadeiras e da arte em geral.

HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO; CACHIMBO É DE BARRO, BATE NO JARRO...”