O que é cantiga do folclore?

Perguntado por: aalmeida9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

As cantigas de roda são músicas folclóricas cantadas em uma roda. Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados.

O que são cantigas? Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. E é comum em todo o Brasil fazendo parte do folclore brasileiro. Forma-se uma roda de cantiga com um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música de letras de fácil compreensão.

As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.

Nesse sentido, as cantigas populares são canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos. Conhecer e ter acesso às cantigas, além de divertido, é portanto um direito de toda criança.

Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções.

E você certamente já ouviu algumas dessas manifestações artísticas populares, como as cantigas de roda, as canções de ninar, o frevo e o maracatu, por exemplo. Tudo isso é música folclórica. Tudo isso é tradição e perpetuação do fazer artístico de um povo.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas satíricas: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. As Cantigas de Amor são atribuídas à influência da arte desenvolvida na Provença, sul da França, entre os séculos XI e XIII.

Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de música e dança, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas.

As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.

As cantigas ou canções de ninar têm origem desconhecida, mas estão presentes em todos os povos do mundo. Provavelmente surgiram quando a primeira mãe desesperada não sabia o que fazer para que o filho dormisse.

O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

Os trovadores criavam cantigas, as quais marcaram a produção literária da época. O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.

Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa.