O que os desenhos representavam?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os desenhos representavam animais e pessoas em cenas do cotidiano, como caça, agricultura e dança, além de eventos como o nascimento de um bebê ou a morte de alguém. Os animais retratados eram aqueles que serviam de alimento ou que atacavam o espaço habitado pelos homens, como bisontes, cavalos, mamutes e cervos.

O desenho pode ser visto como uma pesquisa pessoal das crianças desde pequenas e, como tal, representam conquistas, ensaios em que mundos são imaginados e criados sobre diferentes suportes e não apenas o papel.

O desenho é a forma de comunicação mais importante, depois da palavra, o desenho serve à propaganda, ao humorismo, à arquitetura, à expressão gráfica da palavra, etc..

A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. Aparecem primeiro macarrões – pintados ludicamente sobre barro mole – impressões de mãos e pés, e mais tarde o desenho.

O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.

Alguns tipos de desenho artístico podem ser realistas, como o retrato, ou longe da realidade, como caricaturas, ou mesmo surrealistas ou abstratos.

Pesquisas já revelaram que o desenho feito pelas crianças é responsável por representar o compromisso entre suas intenções narrativas e seus meios, considerando cada etapa do desenvolvimento das atitudes intelectuais, perceptivas e motoras dos alunos (GRUBITS, 2003).

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

O desenho, como representação gráfica, faz parte da história do ser humano desde a era Pré-Histórica. Os homens primitivos desenhavam nas paredes das cavernas com o intui- to de se comunicar e de registrar histórias do cotidiano, além de transmitir saberes e conhecimentos dos antepassados e da sua cultura.

Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos. Segundo ARNHEIM (1994) as linhas apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais: - Linhas objeto: visualizadas como objetos visuais independentes. A própria linha é uma imagem.

A Arte na Pré-História expressa a forma de vida dos homens primitivos. Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam.

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Até a década de 1960, os desenhos eram elaborados basicamente com o uso de lápis, canetas e pranchetas como o auxílio de alguns acessórios específicos que agilizavam parte do trabalho, que era extremamente oneroso, sendo que a maioria das ações eram altamente repetitivas e não agregavam nenhum valor ao projeto em si.