Onde fica a caverna mais famosa que foi encontrada a arte rupestre?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Lascaux

Lascaux é um complexo de cavernas muito conhecido por suas pinturas rupestres. A caverna fica localizada em Montignac, na França e foi criada há aproximadamente 17 mil anos atrás.

Primeiros registros da arte rupestre
Os primeiros registros de arte rupestre datados da Pré-História foram encontrados na Caverna de Altamira, na Espanha, há aproximadamente 150 anos, pelo farmacêutico, botânico e arqueólogo espanhol Marcelino Sanz De Sautuola.

Nas paredes da caverna de Leang Tedongnge em Celebes, uma ilha indonésia, está a obra de arte mais antiga do mundo conhecida até hoje: um javali selvagem em tamanho real pintado há pelo menos 45,5 mil anos. É o que relata um artigo publicado pela revista Science Advances.

Complexo de Cavernas de Lascaux, França (uma das mais conhecidas do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO) Caverna de Altamira, Santander, Espanha (arte rupestre do período Paleolítico Superior)

Alguns desses sítios, como os da Serra da Capivara, no Brasil, Lascaux e Chauvet na França, Altamira na Espanha, e tantos outros, são verdadeiras galerias de arte de surpreendente alta qualidade capazes de deixar não apenas os turistas visitantes, mas também os grandes especialistas literalmente de queixo caído quando ...

A caverna de Leang Tedongnge, localizada na ilha indonésia de Celebes, abriga a obra de arte mais antiga do mundo conhecida até agora: um javali de 136 centímetros de comprimento por 54 de altura, pintado há mais de 45.500 anos, conforme revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Science.

Serra da Capivara

Quando foram descobertas as pinturas rupestres da Serra da Capivara? Em 5 de junho de 1979 foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara. Sob chefia de Niède Guidon, a região ganha notoriedade com as pinturas encontradas, até ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991.

Arte rupestre no Brasil

  • Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí);
  • Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco);
  • Lajedo de Soledade (Rio Grande do Norte);
  • Parque Nacional Sete Cidades (Piauí);
  • Cariris Velhos (Paraíba);
  • Lagoa Santa (Minas Gerais);
  • Rondonópolis (Mato Grosso);
  • Peruaçu (Minas Gerais).

Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira (13/01) a descoberta da mais antiga pintura rupestre já identificada no mundo. O desenho pré-histórico de um javali selvagem em tamanho natural é datado de pelo menos 45,5 mil anos e foi localizado na ilha de Celebes, na Indonésia.