Que palavra atua como vocativo nas frases?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado. Filha, já estou aqui! Ó Maria, você pode parar com essa gritaria toda?

O que é Vocativo:

  • Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula.
  • O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. ...
  • Ó Maria, porque não limpa esta casa direito?
  • Meus amigos, meus inimigos, salvem o País.

Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto. Leia também: Afim ou a fim?

Ele pode ser um nome ou pronome e tem a função de identificar quem está sendo chamado. Por exemplo, na frase "Ana, você pode me ajudar?", a palavra "Ana" é o vocativo, pois se dirige diretamente a essa pessoa.

Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

12 – Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo? Em A, B e D, o nome Maria exerce a função sintática de vocativo. Vocativo é o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor ao qual se dirige a palavra. Em C, o nome Maria é o complemento do verbo transitivo “amar”.

Aposto é um termo acessório da oração e acompanha substantivos, pronomes ou verbos. Portanto, depende de outro termo para completar o seu significado — diferentemente do vocativo, que é um termo independente e se configura em um chamamento ou invocação.

Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.

Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano.

O termo vocativo se origina da palavra vocare, que, em latim, significa “chamar”. Esse conceito se refere ao termo, geralmente exclamativo, utilizado, em língua portuguesa, para chamar, convocar alguém ou um elemento personificado (ou seja, a que se dá características humanas).

Resposta verificada por especialistas. A alternativa que não apresenta um vocativo é a letra C. Isso porque "Melissa, Maria e Levi" garante um estado de dependência na frase; isto é, sem esse trecho, o enunciado não faria sentido completo. Isso é uma das principais características de um vocativo.

Podemos concluir que: Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.

Destacar vocativos
Esse termo também aparece destacado: se estiver no início da oração, haverá vírgula após o vocativo; se estiver no meio da oração, aparecerá entre vírgulas; se estiver ao final da oração, será antecedido por vírgula. Observe: “Rita, você não me ouviu?” “O problema, Rita, é que você não me ouve.”

Usa-se vírgula(s) para isolar o vocativo (palavra – ou expressão – usada para chamar, invocar, interpelar, interrogar, perguntar, indagar). Nas quatro frase apresentadas, há vocativo: . A) Bom dia, caros ouvintes!