O que é vocativo em uma carta exemplo?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.

Nessas orações, os termos destacados são vocativos: indicam e nomeiam o interlocutor a que se está dirigindo a palavra. Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

O que é Vocativo:

  • Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula.
  • O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. ...
  • Ó Maria, porque não limpa esta casa direito?
  • Meus amigos, meus inimigos, salvem o País.

Pode aparecer precedido por interjeição
Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos. O vocativo pode aparecer acompanhado de interjeições de apelo, a mais comum é a interjeição "ó".

Significado de Evocativo
adjetivo Capaz de provocar evocação.

As vogais da palavra 'vocativo' estão em 'o', 'a' e também 'i', onde a vogal 'o' é repetida por duas vezes.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

12 – Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo? Em A, B e D, o nome Maria exerce a função sintática de vocativo. Vocativo é o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor ao qual se dirige a palavra. Em C, o nome Maria é o complemento do verbo transitivo “amar”.

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

Uma característica interessante do vocativo: ele não tem qualquer ligação sintática com outros elementos do texto – não pertence ao sujeito, nem ao predicado. Além disso, o vocativo é obrigatoriamente separado por vírgula, na introdução da oração ou em qualquer outra posição na frase.

Saudação Inicial: Dependendo da formalidade, utilizamos determinadas saudações iniciais (vocativos). Representam as formas de tratamento como: prezado (ou caro) senhor ou senhora, excelentíssimo, digníssimo, dentre outros.

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.

Podemos concluir que: Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.

Aposto é um termo acessório da oração e acompanha substantivos, pronomes ou verbos. Portanto, depende de outro termo para completar o seu significado — diferentemente do vocativo, que é um termo independente e se configura em um chamamento ou invocação.