Que horas Dom Pedro gritou?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

16,30 horas

Foi pelas 16,30 horas que d. Pedro proclamou a Independência. Com ele estavam, o padre Belchior Pinheiro de Oliveira, depois deputado (…)

O histórico "grito da independência" é um episódio apinhado de mitos. Em quase 200 anos, houve tanta romantização que poucos conhecem os fatos da tarde de 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro I proclamou "independência ou morte" perto do riacho do Ipiranga, em São Paulo.

Ouça na Radioagência Nacional. Já o alferes Canto e Melo, irmão de Domitila, futura Marquesa de Santos, escreveu posteriormente que Dom Pedro falou em alto e bom som, “Independência ou morte! Estamos separados de Portugal!”.

Grito da independência
D. Pedro I estava em uma viagem a São Paulo quando recebeu a sessão extraordinária organizada por Maria Leopoldina, sua esposa. Na ocasião, enquanto sofria de problemas intestinais, o príncipe regente leu as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga.

O Riacho do Ipiranga é um córrego localizado na cidade de São Paulo, no Brasil. Dá o seu nome ao bairro onde se situa, ao Monumento do Ipiranga e ao Museu do Ipiranga, todos localizados em suas circunvizinhanças.

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

"E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro. Ao que, desembainhando também nossas espadas, respondemos: - "Viva o Brasil livre e independente!

Você já deve ter estudado a famosa frase de Dom Pedro: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

9 de janeiro de 1822 - Dia do Fico
A expressão se deve a uma célebre frase de dom Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil proclamou sua independência de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial. Esse evento emblemático não apenas definiu a trajetória política e social do Brasil, mas também moldou a identidade nacional e estabeleceu os alicerces para a construção de uma nação soberana.