Qual foi a causa da morte de Dom Pedro Primeiro?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Na época, D. Pedro II tinha cinco anos. Pouco tempo depois, Dom Pedro I morreu em terras portuguesas em decorrência de uma tuberculose no ano de 1834.

tuberculose

Na época, D. Pedro II tinha cinco anos. Pouco tempo depois, Dom Pedro I morreu em terras portuguesas em decorrência de uma tuberculose no ano de 1834.

O Imperador teve sete filhos com sua primeira esposa, mas dois morreram ainda muito novos. Em seu retorno a Portugal, apenas a filha mais velha, D. Maria da Glória (1819-1853) acompanhou o pai, ficando no Brasil, Pedro (D.

Queluz, Portugal

Queluz é uma cidade portuguesa do município de Sintra, localizada na Área Metropolitana de Lisboa. Tem uma área urbana de 7,6 km², 79.366 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 10.442 habitantes por km².

Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831.

tuberculose

Pedro, chamado d. Miguel, foi derrotado e expulso de Portugal. Durante a guerra, d. Pedro I ficou doente e, em 24 de setembro de 1834, acabou falecendo por conta de uma tuberculose.

Pedro I. Sua saúde decaiu e, com imunidade baixa, contraiu tuberculose. Morreu em decorrência da doença em 24 de setembro 1834, no Palácio de Queluz. Na véspera de sua morte, o monarca declarou querer entregar seu coração — literalmente — “à heroica cidade do Porto”.

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

Dom Pedro II

Em 07 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou ao trono brasileiro. É seu filho, Dom Pedro II, que assume como seu sucessor. Entretanto, na ocasião, Dom Pedro II tinha apenas 5 anos, obrigando o Brasil a ser governado por regentes até sua maioridade, no chamado Período Regencial.

35 anos (1798–1834)

O imperador se mostrava arrependido de não ter retribuído um amor incondicional e fidelidade marital. De acordo com o pesquisador e autor Paulo Rezutti, em uma carta enviada para a Marquesa de Santos, Pedro afirmou ter sonhado com a ex-esposa na noite em que ela morreu.

Como imperador do Brasil, Pedro I não deixou de ser, evidentemente, herdeiro de Portugal, ainda que a Constituição Brasileira de 1824 proibisse-o legalmente de tomar posse do reino onde nascera. Porém, com a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro, para evitar que seu irmão D.

O herdeiro do trono português era seu irmão mais velho D. José, que veio a falecer em 11 de setembro de 1788, aos 27 anos de idade, vítima de varíola. A morte de seu primogênito e também de seu marido em 25 de maio de 1786 abalaram a saúde da rainha D. Maria I.

A análise da estrutura craniofacial de dom Pedro identificou que ele tinha o rosto alongado, com lábio superior curto e padrão dos olhos "caídos", provavelmente com olheiras profundas. O imperador também tinha um desvio de septo que prejudicava sua respiração.