Quantos reis e rainhas ainda existem no mundo?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Além dos ingleses, há outras 28 monarquias espalhadas no mundo. Menos midiáticas, tratam-se de famílias reais ricas e poderosas que se espalham do Sudeste Asiático ao Oriente Médio e mantêm o poder de influência onde estão inseridas.

Hoje, são 28 famílias reais. Algumas têm poderes absolutistas, mandando no país de fato.

A monarca é chefe de Estado de 16 territórios. Alguns países, como a Inglaterra e a Irlanda, são possessões do Reino Unido.

O século passado seria marcado pela transição da monarquia para a república em diversos países europeus (16 países), tendo restado apenas 12 monarquias no velho continente (que se mantêm até à actualidade).

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

1) Família real da Arábia Saudita - US$ 1,4 trilhão
Ainda de acordo com o site, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, que governa desde 2015, tem um patrimônio estimado em US$ 18 bilhões.

Um decreto de 1890, um ano depois da proclamação da República, aboliu todos os títulos de nobreza do Brasil. Em 1991, porém, o então presidente Fernando Collor (hoje Pros-AL) revogou o decreto. "A monarquia foi rejeitada depois disso [da proclamação da República].

Em geral, o título de imperador é aplicado àquele que tem poder sobre grandes áreas, como os líderes romanos do passado. O rei, por sua vez, é o termo utilizado para aquele que governa regiões mais bem delimitadas, e seu poder é passado aos herdeiros. No entanto, nem sempre esses critérios são válidos.

Na Europa, países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e Suécia são monarquias. No Oriente Médio, a lista inclui Arábia Saudita, Catar e Kuwait, entre outros. Na Ásia, o exemplo mais conhecido é o do Japão. Alguns casos são muito curiosos.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Dentre esses, estão evidentemente inclusos os localizados no Reino Unido, que são a Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e a própria Inglaterra. Seguem-se o Canadá, a Nova Zelândia e a Austrália.

As monarquias absolutas que existem atualmente são:

  • Eswatini (antiga Suazilândia)
  • Vaticano.
  • Catar.
  • Arábia Saudita.
  • Omã
  • Brunei.
  • Emirados Árabes Unidos.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

Como nação independente, o Império do Brasil teve dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II.

MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA
Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.