Quantos engenheiros estão desempregados no Brasil?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O número de desempregados nas profissões de engenharia e TI foi de cerca de 46.100 no terceiro trimestre de 2020, manteve-se em um nível semelhante até o primeiro trimestre de 2021 (46.200) e depois caiu significativamente no segundo trimestre de 2021 para 42.400, uma nova queda na taxa de desemprego.

O que acontece é que com a desvalorização da mão de obra dos engenheiros, há pessoas que preferem nem utilizar a mão de obra dos engenheiros, preferindo contratar um primo pedreiro, ou um tio mestre de obras, contribuindo assim para a não contratação de profissionais de engenharia.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional? O mercado de trabalho sempre está aquecido e com demanda para todos os tipos de Engenharia. A Civil, por exemplo, é uma das mais estáveis, uma vez que há sempre a procura desse profissional para a realização de projetos nos setores público e privado.

Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção é uma das engenharias mais procuradas atualmente. A sua formação é multidisciplinar, e o engenheiro de produção é capaz de trabalhar com recursos humanos, financeiros ou materiais. O seu principal foco deve ser o aumento da produtividade e da rentabilidade de uma empresa.

O problema – a falta de engenheiros – é notório, por um simples dado: o Brasil forma cerca de 40 mil engenheiros por ano -, um número até certo ponto ridículo, quando comparado aos da Rússia, Índia e China, 190 mil, 220 mil e 650 mil, respectivamente.

grandíssimo por então isso sim você pode conseguir tudo vai depender da sua experiência e das suas capacitações. agora se o seu pensamento. se a sua ideia de fato ficar rico alcançar de Gamas assim milhares e milhares de reais em. remuneração Nesse caso a melhor alternativa para você obviamente é empreender atualmente.

Com altos salários e sendo os mais procurados para ocupar cargos de gestão, segundo pesquisa da Folha em 2020, a faculdade de engenharia é concorrida e difícil de ingresso. Além de pedirem áreas normalmente defasadas no ensino brasileiro – como matemática e física – o mercado também exigirá outras habilidades.

A Tecnologia da Informação (TI) e o data science estão entre as principais tendências para a engenharia no próximo ano. Com o auxílio de softwares de gestão, é possível ter planejamento e previsibilidade e reduzir custos na construção.

Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica é considerado uma das melhores faculdades de Engenharia. Isso porque ela ajuda no desenvolvimento do país, já que atua em diversos campos dentro da indústria.

Ranking das engenharias mais promissoras. Em 2023, é provável que o foco seja em tecnologia e logística, seguido pelos setores de finanças e comunicação.

Engenharia Arquitetônica
Esses cursos menos técnicos diminuem a dificuldade geral desse curso.

A engenharia química pode ser a especialidade mais difícil desta lista, puramente porque combina o conhecimento mais complexo da engenharia com a química.

Atualmente, a Engenharia de Controle e Automação e a Engenharia de Minas, têm apontado como segmentos promissores, por estarem diretamente ligados aos processos produtivos e de extração de minérios.

Você sabia que existem no Brasil mais de 600 mil engenheiros atualmente e, todos os anos, 40 mil pessoas se formam na área? Essas são estimativas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) que demonstram como essa é uma profissão que cresce no país.