É difícil passar em Engenharia de Produção?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Se você está decidido a fazer esse curso, é bom ir se preparando desde já – Engenharia de Produção é difícil mesmo antes de entrar na faculdade. Dependendo do local onde você quiser estudar, a concorrência pode superar facilmente os 20 candidatos por vaga.

Quem não gosta ou não tem familiaridade com cálculos pode encontrar certa dificuldade durante o curso de Engenharia de Produção, principalmente nos primeiros semestres. Se você não tem facilidade para fazer cálculos, talvez seja necessária uma dedicação maior para acompanhar as disciplinas e conquistar bom desempenho.

3- Quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos (sobretudo pelos ingressantes)? Prof. Ferraz: Como todo curso de Engenharia, as dificuldades estão relacionadas ao ciclo básico da graduação, que demandam aplicações de cálculo, física e matemática, envolvendo raciocínio lógico.

669.03 pontos

Quanto preciso no Enem para Engenharia de Produção? A nota de corte no Enem de Engenharia de Produção é, atualmente, de 669.03 pontos para o Sisu, 657.57 pontos para o Prouni e 550.07 para o FIES.

Ele tem a missão de gerenciar os recursos de uma empresa, fazer o planejamento e melhorar a qualidade dos processos produtivos. A exemplo de outros cursos de engenharia, quem escolhe a faculdade de Engenharia de Produção estuda muita Física, Matemática e matérias relacionadas com Tecnologia da Informação (TI).

engenharia mecânica

O ramo de engenharia mecânica é considerado o mais fácil, pois exige menos matemática avançada do que outros ramos de engenharia.

É possível que um aluno que não seja bom em matemática faça Engenharia? Sim, é totalmente possível. Mas calma, nem tudo é tão simples assim. Justamente por isso, vamos falar sobre os pontos que devem ser levados em consideração para que você decida se vale a pena percorrer esse caminho.

1 – Cálculo sempre no topo da lista.

Engenharia Elétrica

De modo geral, a graduação em Engenharia Elétrica é a que mais tem cálculos, além de lidar com elementos da computação.

Se você está em dúvida se vale a pena seguir carreira na área da Engenharia de Produção, saiba que a resposta é sim! Essa profissão está em alta e, como vimos, oferece excelentes oportunidades de atuação e ótimos salários. Confira, abaixo, outros motivos para investir no curso de Engenharia de Produção!

Pesquisa Operacional (6 questões) Confiabilidade de Processos e Produtos (3 questões) Planejamento e Controle da Produção (21 questões) Gestão de Projetos (25 questões)

Matemática, Física e Química são matérias que podem dar um nó na cabeça dos estudantes, mas com empenho é possível se dar bem. A dica é: ao invés de decorar as fórmulas, busque compreender o motivo pelo qual elas são usadas, seus princípios e como a partir delas se chega ao resultado.

Engenheiro civil

Engenheiro civil. Uma das engenharias mais famosas no mercado, tem funções relacionadas diretamente com diversas especialidades da matemática. Os profissionais realizam cálculos e projetos para a execução de obras e reformas dos mais variados tipos e portes.

A Engenharia é um dos cursos mais concorridos das universidades. Motivos para tanto interesse não faltam: a profissão paga bem, tem amplo mercado de trabalho e inúmeras especialidades para escolher. Se você decidiu fazer Engenharia, então é bom já ir preparando o espírito para o que está por vir. O curso não é fácil.

Curso mais rápido na área de Engenharia de Produção
também conhecido como curso superior de tecnologia. O curso em questão chama-se Produção Industrial e pode ser encontrado com relativa facilidade por todo o Brasil. A carga horária é de 2.400 horas, o que dá três anos de estudos.