Quanto precisa para passar em Engenharia de Produção?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A nota média para conseguir uma vaga no curso de Engenharia De Produção é 665,74 pontos. No entanto, essa pontuação pode variar conforme a faculdade escolhida. A maior nota de corte para o curso de Engenharia De Produção é 805,57 pontos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .

669.03 pontos

Quanto preciso no Enem para Engenharia de Produção? A nota de corte no Enem de Engenharia de Produção é, atualmente, de 669.03 pontos para o Sisu, 657.57 pontos para o Prouni e 550.07 para o FIES.

Se você está decidido a fazer esse curso, é bom ir se preparando desde já – Engenharia de Produção é difícil mesmo antes de entrar na faculdade. Dependendo do local onde você quiser estudar, a concorrência pode superar facilmente os 20 candidatos por vaga.

A média geral para conseguir vaga nesse curso foi de 680 pontos nos últimos processos seletivos, com a menor nota raramente ficando abaixo de 600 pontos e as maiores, na casa dos 830. A nota de corte média, por curso, é mais ou menos a seguinte: Engenharia Civil: 700 pontos. Engenharia Mecânica: 690 pontos.

O curso de Engenharia Civil apresenta nota de corte média de 687.91 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, Considerando a menor nota de corte de 590.01 pontos e a maior nota de corte de 840.49 pontos.

3- Quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos (sobretudo pelos ingressantes)? Prof. Ferraz: Como todo curso de Engenharia, as dificuldades estão relacionadas ao ciclo básico da graduação, que demandam aplicações de cálculo, física e matemática, envolvendo raciocínio lógico.

engenharia mecânica

O ramo de engenharia mecânica é considerado o mais fácil, pois exige menos matemática avançada do que outros ramos de engenharia.

Ele tem a missão de gerenciar os recursos de uma empresa, fazer o planejamento e melhorar a qualidade dos processos produtivos. A exemplo de outros cursos de engenharia, quem escolhe a faculdade de Engenharia de Produção estuda muita Física, Matemática e matérias relacionadas com Tecnologia da Informação (TI).

Com até 550 pontos, por exemplo, você consegue entrar em algumas faculdades de Letras, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Matemática, Rede de Computadores, Geografia e Sociologia.

Engenharia Civil é o ramo da Engenharia com mais profissionais no mercado, de acordo com uma pesquisa da consultoria Kelly Services.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

No entanto, na média histórica, a menor concorrência é por uma vaga na Engenharia de Alimentos. Quando você pergunta qual a profissão de uma pessoa e ela diz que fez engenharia, você pode até se satisfazer com a resposta, no entanto há muito mais variações envolvidas nessa afirmação do que pode parecer.