Quantos e quais são os meridianos?

Perguntado por: lxisco8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich (0º) e o Antimeridiano, identificado como a Linha Internacional de Data (180º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Nesse sentido, ao contrário do que acontece com a Linha do Equador, não existe uma zona de iluminação mais acentuada, não havendo, portanto, um “centro” da Terra.

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre o planeta que nos auxiliam na localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Elas compõem as coordenadas geográficas (sistema de latitude e longitude) e são utilizadas na delimitação dos fusos horários e das zonas térmicas da Terra.

MERIDIANO DE GREENWICH

O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich. O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich. Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes.

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.

O plano do Equador divide a superfície terrestre em dois hemisférios: o Hemisfério Norte (que contém o Pólo Norte) e o Hemisfério Sul (que contém o Pólo Sul).

Meridiano de Greenwich

Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta. Com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo em dois hemisférios: Leste e Oeste.

Os meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul e também são medidos em graus. Têm o valor máximo de 180° nos hemisférios Leste e Oeste.

O meridiano de Greenwich leva esse nome porque atravessa o Observatório Real de Londres em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da capital britânica. Ele determina o tempo "solar", baseado na rotação da Terra e medido pelos astrônomos há 129 anos a partir desse ponto.

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.