Quantos dentes de alho Uma pessoa pode comer por dia?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Como já se sabe, a melhor forma de consumir o alimento é ao natural – estudos recomendam a ingestão de um dente de alho cru por dia.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Para manter uma boa saúde, não é necessário comer 4 dentes de alho todos os dias. No entanto, diversos especialistas recomendam incluir esse alimento em uma dieta equilibrada, com moderação, como é o caso da dieta mediterrânea.

Imagem: iStock Embora os estudos mais bacanas envolvam o suplemento de alho (que facilita o controle da dosagem dos micronutrientes presentes), os especialistas ouvidos pela reportagem concordam que consumir um dente de alho por dia, cerca de 5 g, já é o suficiente para obter ao menos parte desses benefícios.

Como já foi explicado, o principal benefício de comer alho em jejum é seu poder desintoxicante, portanto agora já podemos começar a adotar o bom hábito de comer alho cru todos os dias em jejum para depurar nosso organismo. Alguns sugerem comer até dois alhos crus, mas isso não é uma regra.

Alho. A recomendação para pessoas com problemas nos rins é que elas consumam pouco sódio, a fim de garantir a saúde dos órgãos. Por isso, o alho é uma excelente alternativa para temperar receitas, como substituto para o sal. Saudável e saboroso.

Especialistas indicam se é melhor consumir em jejum, se o ideal é tomar morna ou gelada e dão a receita de como melhorar o sabor. A água com alho é uma boa opção para quem deseja aproveitar os benefícios do alho, que ajuda a combater infecções e controlar colesterol e pressão alta, entre outras propriedades.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do alho? O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.

De acordo com a nutricionista Aline Barros, “não existe nenhuma comprovação científica de que comer alho antes de dormir faz bem. Dessa forma, para dormir, o indicado é mulungu, camomila e cidreira.”

O alho é um dos mais poderosos remédios naturais. Ele tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular. Ainda não acabou. Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata.