Quantos corpos estão no Monte Everest?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Mais de 200 pessoas morreram no Monte Everest. Muitos dos alpinistas mortos no Everest agora servem como um guia durante a subida, assim como um lembrete dos riscos envolvidos. O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo.

Nessa altitude há menos oxigênio, o que afeta os cérebros e pulmões dos alpinistas. Por causa disso, aumenta o risco de derrame e ataque cardíaco, visão e cognição começam a falhar. Se o corpo humano fica ali muito tempo, começa uma corrida contra o relógio: cada minuto a mais aumenta o risco de não-sobrevivência.

Desde 1920, mais de 310 pessoas morreram tentando escalar o Monte Everest — essa é a maior contagem de óbitos em montanha no mundo.

Em média, cerca de cinco alpinistas morrem a cada temporada de escalada no Everest na primavera. Mas em 2019, 11 pessoas morreram, com quatro das mortes atribuídas à superlotação na montanha.

Com o aquecimento global, as geleiras da região do Himalaia estão derretendo e se tornando mais escassas. Com o gelo se espalhando, o que antes escondidos pelas camadas espessas de neve, começaram a aparecer, tanto que alguns cadáveres viraram referência para os montanhistas que estão subindo.

O cume do Everest, com pouco mais de 29 mil pés, tem aproximadamente um terço da pressão do ar que existe no nível do mar, o que reduz significativamente a capacidade de um alpinista respirar oxigênio suficiente para se manter vivo.

Escalar o Everest pode ser fatal e a história já mostrou isso. A montanha possuí uma área chamada de zona da morte, que é quando os escaladores ultrapassam 8 mil metros de altitude. Nessa parte da Terra, nossas células começam a morrer na ausência de oxigênio.

RIO O cearense Rosier Alexandre sobreviveu à avalanche mais letal da história do Everest que deixou 12 mortos nessa sexta-feira. Durante a tragédia, ele estava no acampamento base (5.350m) da maior montanha do mundo desde o último dia 13 com mais 16 alpinistas.

Os chineses aumentaram recentemente as licenças de escalada para o Everest, o que efetivamente elimina uma escalada de baixo custo para uma única pessoa do Tibete por menos de US$ 20.000 (R$ 93.700) e força os alpinistas a se unirem a pelo menos três outros membros.

O gigante com 8.848m exige que aventureiros e aventureiras disponham de pelo menos 8 semanas para alcançar o seu cume. A época para isso é um tanto restrita e oscila entre 10 e 22 de maio todos os anos.

Mais de 500 pessoas já escalaram o Everest, de acordo com os dados do Departamento de Turismo do Nepal. Uma aventura que provoca várias mortes a cada ano.

Revista Trip - Mais de 25 brasileirosescalaram o Monte... | Facebook.

Dado como morto em um dos incidentes mais fatais do Everest, o ponto mais alto do mundo com 8.849 metros, o médico Beck Weathers inexplicavelmente voltou à vida, protagonizando um resgate sensacional que entrou para a história como mistério e milagre.