Quantos cigarros por dia não faz mal?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Segundo estudos, a exposição diária à fumaça do cigarro pode equivaler a fumar de 1 a 4 cigarros por dia. É importante lembrar que essa exposição pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e outras doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Os autores do estudo concluem que em ambos os sexos, fumar apenas 1 a 4 cigarros por dia, associa-se a um aumento significativo do risco de morte por doença arterial coronariana, câncer de pulmão, bem como, morte por outras causas.

Um estudo internacional feito em 20 países sobre políticas de controle de tabaco, conduzido pelo Canadá e que analisa dados do Brasil, aponta que o brasileiro fumante consome, em média, 17 cigarros por dia e que, se pudesse, não teria começado a fumar.

Vício: 39% dos fumantes brasileiros consomem mais de 11 cigarros por dia, diz estudo inédito.

Segundo a pesquisa, quem consome dois maços ou mais por dia é considerado fumante pesado. Já quem fuma até um maço de cigarros por dia representou 22,5% do total. Os fumantes leves, que consomem menos de um maço por dia somam 14,2% dos avaliados pela Secretaria.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Fumar esporadicamente é prejudicial? Os tabagistas esporádicos apresentam maior risco de mortalidade do que as pessoas que não fumam, mesmo que fumem apenas alguns cigarros por mês. Portanto, todos os fumantes devem parar, independentemente de quão esporadicamente fumem.

De acordo com Thrillist, a fim de reduzir em 90% o risco de morte relacionada ao tabagismo, é preciso parar de fumar antes de completar 40 anos. No entanto, quanto mais cedo melhor. Não demora muito para que os efeitos do cigarro danifiquem o corpo. Na verdade, leva apenas cinco a sete dias.

Estudos individuais já haviam apontado que fumar de um a cinco cigarros por dia está associado a um risco maior que o esperado de doenças do coração.