É possível fumar e não viciar?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Se precisa ceder ao impulso, desconte o cigarro de outro dia em que se permitiria fumar. Por exemplo, se está estressado demais na quarta-feira e precisa fumar, não compareça aos eventos que desencadeariam a vontade de fumar na sexta-feira ou no sábado; assim, conseguirá manter o nível "planejado" de fumo da semana.

Nos viciados, deixar de fumar por algumas horas dá uma sensação terrível e um desejo incontrolável de tragar - é a síndrome da abstinência. Quem fuma mais de 15 por dia é considerado grande dependente.

Estudos recentes, contudo, mostraram que o cérebro do adolescente pode se tornar tolerante à nicotina depois de fumar menos do que um cigarro por dia e que é a tolerância que depois os leva a fumar mais.”O fumante adulto típico começa a ter vontade de fumar de novo entre 45 e 60 minutos depois de fumar”, disse ele.

Fumar esporadicamente é prejudicial? Os tabagistas esporádicos apresentam maior risco de mortalidade do que as pessoas que não fumam, mesmo que fumem apenas alguns cigarros por mês. Portanto, todos os fumantes devem parar, independentemente de quão esporadicamente fumem.

Quem fuma socialmente, isto é, apenas quando sai com os amigos, quando ingere bebida alcóolicas (geralmente aos fins de semana), costuma crer que não está prejudicando seu organismo. No entanto, especialistas alertam que o risco desse hábito não é pequeno.

De todas as drogas conhecidas, é a que mais dependência química provoca. Vicia mais do que o álcool e a cocaína. E vicia depressa. De cada dez adolescentes que experimentam o cigarro quatro vezes, seis se tornam dependentes.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Se um indivíduo fuma todo final de semana, em alguns meses ele terá atingido o valor equivalente ao que caracteriza um fumante regular, justamente pelo aumento da regularidade, a segunda consequência do fumo de final de semana. Sendo assim, a cada final de semana a exposição ao tabaco aumenta.

Os pulmões e suas estruturas até podem se regenerar e permitir melhora na qualidade de vida, mas os danos acumulados são irreparáveis. Ao cessar o tabagismo, a recuperação começa imediatamente. Mesmo após anos fumando, alguns meses são suficientes para promover melhora na qualidade de vida da maioria dos fumantes.

Concluindo… O Kumbaya faz mal, como qualquer outro tipo de fumo, mas ainda assim é uma opção muito melhor se comparada com os cigarros industriais ou os artesanais feitos com tabaco. Por isso, se você colocar essas três opções na balança, fumar o kumbaya é muito melhor!

Os efeitos negativos do fumo começam com a primeira inalação
No momento em que se fumam cigarro, há efeitos instantâneos - mesmo que seja pela primeira vez. O alcatrão no fumo do cigarro bate instantaneamente nos dentes e começa a danificar o esmalte. Também atinge as gengivas e começa a danifica-las.

Mesmo quem fuma uma vez por dia ou fumou pela primeira vez já consegue sentir os efeitos malignos que o cigarro pode causar ao organismo; veja. Apenas um trago. Essa é a quantidade suficiente de interação com o cigarro para que sua saúde já comece a sentir os malefícios da nicotina.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Um novo estudo publicado na noite desta quarta-feira (24) na revista científica inglesa "BMJ" mostra que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco de doenças cardiovasculares maior do que o esperado: cerca de metade do risco de se fumar 20 cigarros por dia.