Como saber se seu nome está na lista negra dos bancos?

Perguntado por: nvieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Ele fica mais fácil se você tem um certificado A3, que comprova sua identidade de maneira mais rápida e você consegue identificar mais facilmente se está na chamada lista negra. O 1º passo é acessar o aplicativo do seu banco e procurar pela aba Registrato Banco Central.

Como verificar se tenho dívidas negativadas?

  1. Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.
  2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
  3. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, é possível também verificar o Serasa Score.

Como saber se tenho restrição? Se você está com dificuldades de fazer negócio com uma instituição bancária e está desconfiado de que seu nome está na lista de restritos, você pode entrar em contato com o banco e tentar identificar a situação.

Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira; Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar"; Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança; Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.

Entretanto, por regras do Bacen, pelos próximos 4 anos não haverá alteração nas informações dos meses em que constava o prejuízo na anotação de SCR, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas. Reforçamos que os seus dados já estão atualizados desde maio/2021, o mês seguinte do pagamento.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro.

Veja o passo a passo.

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
  3. Cadastre-se, caso ainda não seja cadastrado;
  4. Confirme o seu e-mail, se precisar se cadastrar;
  5. Entre com seu CPF e senha;
  6. Clique em “Meu CPF” e veja a sua situação;

Consultar CPF online e grátis? Descubra como!

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Pelo CPF (portal Gov)
Segundo o site do BC, para acessar o Registrato e ver seus relatórios, o usuário deve fazer o login no sistema Registrato com a Conta gov.br.

Os dados registrados no SCR poderão ser corrigidos ou excluídos somente pela AFEAM, quando esta for a responsável pela inclusão da informação, o que deverá ser feito através de solicitação formal do Cliente.

O consumidor pode consultar este relatório no site do Banco Central de forma gratuita através do Registrato.

Como posso consultar as informações do SCR? Você pode consultar seus dados cadastrados no SCR por meio da internet, no site do próprio Banco Central. Basta acessar com seu login de pessoa jurídica ou através da conta Gov.br com o certificado digital associado no Registrato: https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/.

Como tirar o nome do SCR?

  1. Pague suas Dívidas em Dia. O primeiro passo para se livrar do SCR é honrar suas dívidas. ...
  2. Renegocie suas Dívidas. ...
  3. Evite Novas Dívidas. ...
  4. Mantenha seus Dados Atualizados. ...
  5. Consulte seu Histórico de Crédito.

Como recuperar crédito depois de limpar o nome? Veja 5 dicas!

  1. Apresentar o comprovante de renda. ...
  2. Esperar um tempo mínimo. ...
  3. Fazer os pagamentos em dia. ...
  4. Buscar por novos credores. ...
  5. Solicitar crédito moderadamente.

É simples e rápido. - No App BB vá em Menu > Solução de Dívidas > Novo Acordo. - No Gerenciador Financeiro acesse Menu > Solução de Dívidas > Sua Empresa > Consultar > Atrasadas.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.