Qual é a pontuação máxima do score?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A pontuação de crédito da Serasa varia de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de obter crédito com melhores condições de pagamento.

Segundo a Serasa, um score bom está entre 501 a 700, e um score excelente está entre 701 a 1.000.

de 301 a 500 pontos: regular; de 501 a 700 pontos: bom; de 701 a 1000 pontos: muito bom. Portanto, seguindo a classificação do Serasa Score, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo.

De 301 a 500 pontos: é uma classificação baixa com risco moderado de inadimplência. De 501 a 700 pontos: é uma classificação boa com risco baixo de inadimplência. De 701 a 1.000 pontos: é uma classificação excelente com mínimo risco de inadimplência.

O consumidor com o score acima de 900 consegue as melhores e mais vantajosas opções de crédito no mercado financeiro. Com essa opção é possível conseguir cartões de crédito Gold e Platinum, e pacotes de benefícios exclusivos. Vale lembrar que a renda precisa ser compatível com o tipo de cartão.

O Score sempre aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas tendem a aumentar a pontuação, mas pode levar um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

O seu score é prejudicado quando você deixa suas finanças desorganizadas e mantém hábitos financeiros ruins, como: Atrasar o pagamento das contas de casa, como conta de luz, água, telefone. Não pagar as faturas do cartão de crédito e dos cartões de loja. Não quitar empréstimo.

O Serasa Score varia de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de pagamento em dia das contas dos consumidores brasileiros, considerando os próximos 6 meses. Quanto mais próxima a pontuação estiver de 1000, melhor é a reputação no mercado.

De forma geral, um bom Score estaria entre 501 e 1000 pontos, sendo que a partir de 701, ele é considerado como excelente.

Durante muito tempo esse dado ficou restrito às empresas, mas, agora simples mortais como eu e você já podemos descobrir o nosso SCORE e esfregar na cara da sociedade que temos o SCORE de 1.000 (apenas 20 pessoas tem SCORE de 1.000 no Brasil, se você é uma delas, comente aqui).

Vale ressaltar que os bancos podem consultar as suas informações em qualquer birô de crédito que tenham vínculo. Portanto, eles podem fazer a consulta no Serasa, Quod, no Boa Vista e SPC, mas é mais comum que essa consulta seja feita em apenas um birô.

Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Com base nessas faixas de classificação, dá para afirmar que uma pontuação acima de 500 já é normalmente considerada boa para financiamento ou qualquer outra análise de crédito no mercado.

De 501 a 700 pontos: bom
Essa faixa de pontos indica baixa probabilidade de inadimplência. Portanto, é uma boa chance de conseguir crédito. A partir daqui, consideramos essa pontuação boa para crédito.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.