Quantos brasileiros vivem no Catar?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

800

Cerca de 800 brasileiros vivem, atualmente, no Catar.

Você sabia que vivem no Catar cerca de 800 brasileiros? Os brasileiros fazem parte dos estrangeiros que compõem a população do país.

Os ingressos para camarotes com serviço de comida e bebida — inclusive alcóolica — começaram a ser vendidos já em março de 2021 e, ao todo, cerca de 2,5 mil brasileiros foram ao Catar.

Brasileiros Naturalizados
O jogador Emerson Sheik é naturalizado Catari e já atuou na seleção do Catar, foram 3 jogos pela Seleção Qatariana de Futebol. Outro brasileiro de destaque na seleção é Fábio César Montezine, revelado pelo São Paulo FC, que já atuou em 28 jogos e chegou a ser capitão da equipe.

A lei inclui um salário mensal mínimo de 1.000 reais do Qatar (274 dólares - 230 euros) é um avanço no quadro dos direitos dos trabalhadores, uma vez que é estabelecido pela primeira vez na região, referiu o Ministério do Trabalho catari.

O Qatar é um país muito seguro, moderno e em pleno desenvolvimento. Viver aqui é poder usufruir um excelente sistema público de saúde, segurança e educação. Atenção ao dress code do local a ser visitado.

Mas qual é a fonte de sua riqueza? A prosperidade econômica do Catar é produto da extração e exportação de petróleo, descoberto em 1939 e produzido pela primeira vez em 1949, e gás natural – de acordo com um relatório do Banco Mundial, o país possui as maiores reservas do mundo.

Superexploração da mão de obra, salários muito baixos e condições de trabalho precárias. Eles dão cara à desigualdade escondida pelas estatísticas oficiais do país que considera apenas a renda dos catarianos – minoria da população. O Catar tem hoje cerca de 3 milhões de habitantes.

Ao todo, estima-se que o Catar tenha gasto até US$ 220 bilhões desde que foi escolhido como sede da Copa do Mundo no final de 2010.

Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

O Catar não proíbe o consumo de bebidas, que são vendidas em bares, restaurantes e hotéis autorizados. Em público, no entanto, o consumo não é permitido. Ainda segundo Clemesha, generalizar a relação do álcool com países islâmicos é incorrer em erro.

Uma bola de sorvete custa 20 rials, aproximadamente R$ 30.

O Catar, que sedia o Mundial de 2022, se tornou conhecido como um dos países mais ricos do mundo, mas pouco se fala sobre a pobreza nessa pequena nação do Oriente Médio. Esta é experimentada por parte dos estrangeiros, que são 90% de sua população.