Como são as casas de Catar?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

As casas no Catar devem seguir padrões com relação às cores, com tons de maioria amarelo ou bege, indo de acordo com os fortes costumes da região. Porém, a regra não se aplica aos grandes e gigantescos prédios, localizados sobretudo na capital do país.

As casas no Catar seguem um mesmo padrão de cores, sendo todas amarelas ou bege. Os prédios, porém, não têm um padrão de cores a seguir. Muitos deles, inclusive, têm um design bastante arrojado.

Superexploração da mão de obra, salários muito baixos e condições de trabalho precárias. Eles dão cara à desigualdade escondida pelas estatísticas oficiais do país que considera apenas a renda dos catarianos – minoria da população. O Catar tem hoje cerca de 3 milhões de habitantes.

No Catar, as casas tradicionais de pessoas de origem catari são pintadas com tons de amarelo. A explicação para isso é que alguns costumes árabes remetem as cores à essência do pequeno emirado: o deserto. Essas construções costumam ser bem amplas e ficam nos subúrbios de Doha e de outras cidades do país.

Com alguns trabalhos importantes na região, o arquiteto Junior Andrade destaca que o Oriente Médio, como um todo, é pioneiro na arquitetura paramétrica, ou seja, uma arquitetura futurista, com metodologias novas e formas orgânicas. “O Catar é um misto de arquitetura futurista, regional e clássica.

Vestimentas tradicionais chamam a atenção no país da Copa do Mundo de 2022. No Catar, os homens podem usar roupas comuns, mas a grande maioria circula com o dishdasha, espécie de túnica que cobre o corpo todo, em geral na cor branca.

Você não pode entrar no país com bebidas alcoólicas, itens com carne de porco, itens religiosos, drogas e pornografia, por exemplo. Falta de educação em qualquer lugar do mundo, no Catar é crime jogar lixo na rua. Além de multa, você pode ser até preso(a).

Homens e mulheres devem se vestir com recato, sempre mantendo ombros e joelhos cobertos. Também é bom que as mulheres evitem usar leggings ou roupas apertadas em público. Os trajes de banho e biquínis só devem ser usados na piscina do hotel.

Qual a cultura do Catar? A cultura é bastante semelhante à de outros países árabes da região, com vestimentas típicas e diversos costumes. No entanto, devido à influência da religião, é preciso ter atenção às regras específicas — demonstrações públicas de afeto, por exemplo, não são comuns na região.

Chove 9 dias por ano
O Catar foi construído em cima de um deserto (não tem rio, cachoeira, floresta) e o clima seco e árido da região impede a produção agrícola, porque há chuva apenas 9 dias no ano (pasmem!). O céu não tem uma nuvem e os cataris brincam que existem três estações lá: verão, inverno e inferno.

Bandeira do Estado do Qatar
A cor branca significa símbolo da paz internacionalmente reconhecido. O vermelho-escuro simboliza o sangue derramado nas inúmeras guerras que sofreu o Qatar, em particular na segunda metade do século XIX.

O Catar é um país do Oriente Médio que representa a união perfeita entre a infraestrutura moderna e as tradições antigas. Famoso pela falcoaria, corridas de camelo e os tradicionais dhows, também é conhecido pelos esportes aquáticos de alto nível, os restaurantes refinados e a arquitetura contemporânea marcante.

Mas qual é a fonte de sua riqueza? A prosperidade econômica do Catar é produto da extração e exportação de petróleo, descoberto em 1939 e produzido pela primeira vez em 1949, e gás natural – de acordo com um relatório do Banco Mundial, o país possui as maiores reservas do mundo.

No Catar, assim como em outros países muçulmanos, pessoas de sexos opostos não costumam se cumprimentar com apertos de mão, beijos e abraços. “O homem não toca na mulher, a mulher não toca no homem, porque, na verdade, a gente só tem intimidade do toque com pessoas da nossa família interna.