Qual é a cultura do povo do Catar?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Diferenças culturais no Catar chamam atenção na Copa do Mundo. Primeiro anfitrião da Copa do Mundo no Oriente Médio, o Catar é um país majoritariamente muçulmano. Cerca de 70% da população do país segue o Islã e as leis, costumes e práticas catarianas têm origem na religião.

Qual a cultura do Catar? A cultura é bastante semelhante à de outros países árabes da região, com vestimentas típicas e diversos costumes. No entanto, devido à influência da religião, é preciso ter atenção às regras específicas — demonstrações públicas de afeto, por exemplo, não são comuns na região.

A Cultura do Catar é fortemente influenciada pela cultura beduína tradicional, com influência menos aguda derivada da Índia, África Oriental e outros países do Golfo Pérsico. As duras condições climáticas da península obrigaram os seus habitantes a recorrerem ao mar para encontrarem sustento.

No Catar, a religião predominante é o islamismo, mas também há praticantes de outras religiões, como o cristianismo, hinduísmo e budismo. No país habitado majoritariamente por estrangeiros, as regras cataris são respeitas sob punições severas, como a pena de morte.

O país simplesmente ama arte, tanto que é o maior comprador de arte contemporânea do mundo. Da caligrafia árabe e pinturas do tipo “spot and spin” até enormes esculturas de bronze, a arte do Catar é influenciada pela tradição e pela exposição a culturas estrangeiras.

O Catar é um país do Oriente Médio que representa a união perfeita entre a infraestrutura moderna e as tradições antigas. Famoso pela falcoaria, corridas de camelo e os tradicionais dhows, também é conhecido pelos esportes aquáticos de alto nível, os restaurantes refinados e a arquitetura contemporânea marcante.

Andar com ombros e joelhos a mostra, consumir bebidas alcoólicas fora de zonas delimitadas e tirar fotos de prédios do governo, por exemplo, são práticas proibidas no Catar.

A economia baseia-se, especialmente, na exportação de petróleo e gás natural, que juntos representam em torno de 50% do Produto Interno Bruto do país. De acordo com o Observatório da Complexidade Econômica, o Catar possui uma balança comercial positiva com saldo de US$30,7 bilhões.

A prosperidade econômica do Catar é produto da extração e exportação de petróleo, descoberto em 1939 e produzido pela primeira vez em 1949, e gás natural – de acordo com um relatório do Banco Mundial, o país possui as maiores reservas do mundo. Assim, a riqueza do pequeno país é uma cifra do último meio século.

Árabe

6 – As casas tradicionais seguem um padrão de cor
As casas no Catar devem seguir padrões com relação às cores, com tons de maioria amarelo ou bege, indo de acordo com os fortes costumes da região.

Culinária do Catar: 8 comidas típicas do país

  1. Saloona. A primeira sugestão de comida presente na culinária do Catar é o Saloona. ...
  2. Warak enab. O warak enab se trata de um prato de carne enrolada em folhas de uvas no formato de cone. ...
  3. Majboos. ...
  4. Madrouba. ...
  5. Kousa mahshi. ...
  6. Luqaimat. ...
  7. Umm ali. ...
  8. Khanfaroosh.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

futebol

No momento, o Catar é o país do futebol, mas são as corridas de camelo que movimentam milhões no país da Copa do Mundo e vão voltar ao protagonismo quando a bola parar de rolar no Oriente Médio.

Vestimentas tradicionais chamam a atenção no país da Copa do Mundo de 2022. No Catar, os homens podem usar roupas comuns, mas a grande maioria circula com o dishdasha, espécie de túnica que cobre o corpo todo, em geral na cor branca.