Quanto tempo vive uma borboleta?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Vanessa cardui, conhecida pelos nomes comuns de borboleta-bela-dama e vanessa-dos-cardos, é uma espécie de lepidóptero ditrísio da família Nymphalidae. É a uma das borboletas com mais larga distribuição geográfica, encontrando-se em todos os continentes, com excepção da Antárctida.

As fases de ovo, lagarta e pupa duram cerca de 3 meses e meio. O tempo de vida da borboleta adulta pode chegar a mais de 3 meses.

A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

Uma borboleta recém-nascida não pode voar
A borboleta deve bombear imediatamente o fluido corporal pelas veias das asas para expandi-las. Uma vez que suas asas atingem seu tamanho máximo, a borboleta deve descansar por algumas horas para permitir que seu corpo seque e endureça antes de poder fazer seu primeiro voo.

onze meses

Tem tamanho variado desde o pequeno ao porte grande. As pernas dianteiras são reduzidas, o que dificulta à espécie usá-la para a locomoção no solo. São considerados insetos de longa vida, podendo viver até onze meses. É comum em florestas primárias e secundárias.

Existem espécies de mariposas, inseto da mesma família das borboletas, que vivem apenas 24 horas ao atingir a fase adulta.

Acredita-se que borboletas possam ver cores como o vermelho, o verde e o amarelo, assim como cores na faixa de luz ultravioleta, que nem eu nem você podemos ver. Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos.

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago).

De acordo com a espécie de borboleta, podem ser liberados até 10 mil ovos. Entretanto, embora sejam muitos, somente 2% deles se tornam borboletas adultas. Assim que eclodem, as larvas se alimentam dos ovos de onde saíram e se tornam crisálidas. Com o passar de 14 dias, elas se tornam lindas borboletas.

Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente! Elas experimentam flores com seus pés, se alimentam, copulam, procriam e morrem pacificamente.

AS BORBOLETAS NÃO DORMEM, ELAS APENAS PRECISAM REPOUSAR PARA RECUPERAR A ENERGIA GASTA NA PROCURA POR ALIMENTO. PROCURAM AS FOLHAS E GALHOS QUE POSSAM LHES SERVIR DE ABRIGO E PERMANECEM POUSADAS, PASSANDO DESPERCEBIDAS DOS SEUS PREDADORES.

A maioria das borboletas nocturnas voam durante a noite, mas muitas voam durante o dia e algumas até são muito coloridas”, explicou à Wilder a presidente do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Borboletas pousam em você para sugar suor, lágrimas e sangue.

O tom laranja com listras pretas é determinante nessa espécie que prevalece nos Estados Unidos. As monarcas (Danaus plexippus) são espécies muito conhecidas por serem venenosas. Essa toxicidade está bem definida em suas cores chamativas, que já acionam na lembrança dos predadores que elas não são nada saborosas.