Quanto tempo vive uma calopsita?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Afinal, quanto tempo vive uma calopsita? Cientificamente, o tempo de vida destinado para uma calopsita varia de 10 a 15 anos. No entanto, essa expectativa de vida é mais associada a aves que vivem em seu habitat natural, considerando todos os riscos que elas podem enfrentar.

15 anos

De acordo com especialistas, a expectativa de vida de uma calopsita é de 10 a 15 anos. Esse tempo médio, no entanto, é mais fiel aos pássaros que vivem na natureza, onde os perigos e riscos são maiores. Em cativeiro, muitos pets ultrapassam esse número, chegando aos 20 anos sem grandes problemas.

Calopsita idosa
Geralmente, quando ela demonstra alguns sinais de sonolência mais frequentes e deixa de ser tão ativa como antes. Algumas características que ajudam a saber a idade da calopsita nessa fase são a descamação nas penas e o inchaço nas patas.

Pelos olhos. Os olhos não são apenas um espelho da alma, eles podem ser usados para descobrir a idade de uma calopsita. Nos pássaros jovens, eles são marrons profundos e até pretos. Com a idade, a cor dos olhos desbota e torna-se cinza escuro.

Características

Porte de Ração:Pequena
Idade:Adulto
Preço:De R$ 100,00 a R$ 200,00
Pet:Pássaros

Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

Uma vez por semana, o local deve ser inteiramente lavado. Para isso, retire o animal da gaiola e coloque-o em outra, de preferência. Essa ação pode ser estressante para o passarinho, por isso tente mantê-lo o mais calmo possível, fornecendo água, comida e algum brinquedo (como balanço).

Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.

A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

A calopsita tremendo pode ser um sinal de alerta para o tutor. Embora muita gente acredite que esse comportamento é normal, os tremores em excesso não são nada comuns e merecem atenção. Essas aves estão sempre em estado de alerta, e por isso podem tremer quando se sentem assustadas.

Calopsitas adultas geralmente dormem cerca de 8 a 12 horas por noite, enquanto bebês podem precisar de até 16 horas de sono por dia. As calopsitas são animais noturnos, então elas tendem a dormir durante a maior parte do dia.

Uma calopsita feliz é muito brincalhona e, mesmo que tenha companhia, deve ter opções para se divertir e entreter. Brinquedos feitos com materiais naturais são os mais recomendados.Um exemplo são os com base de madeira, pois podem ser destruídos sem causar danos.

As fêmeas costumam ser mais calmas, portanto, se você não tiver tanto tempo, talvez seja a melhor opção, no entanto, se você quer passar muitas horas brincando com sua calopsita e ensinando palavras novas, um macho pode se adaptar mais à essas necessidades.

Calopsitas podem transmitir Clamidiose ou Psitacose.

A mais rara é a calopsita albina , que segundo Alyson, é a mais cara. “O preço varia de acordo com a raridade e a procura por determinada mutação. As Lutino Cara Branca são as mais raras aqui, portanto são as mais caras”, afirma.