Quanto tempo vive um coelho?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os coelhos são uma espécie de mamíferos quadrúpedes da ordem dos lagomorfos pertencente à família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pelas orelhas e patas compridas e vasta pelagem. Esses pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta.

Vários fatores podem influenciar quanto tempo o coelho vive. Com o conforto e o carinho de um lar, estudos indicam que o orelhudo pode viver, em média, de 8 a 12 anos. Entretanto, é importante lembrar que esse número é genérico e não se aplica a todos os peludos.

De maneira geral, os coelhos vivem em ambientes onde há vegetação densa e que permitem que esses animais se escondam entre as plantas ou em tocas. Algumas espécies de coelho cavam suas próprias tocas; outras, no entanto, utilizam apenas cavidades naturais e tocas deixadas por outros animais.

Bem cuidados, coelhos vivem em média 8 anos.

Os coelhos selvagens não vivem mais do que um a dois anos. Por outro lado, a esperança de vida de um coelho em cativeiro vai até aos 14 anos. Embora a idade dependa de diversos fatores e da raça do animal, os coelhos domésticos vivem em média entre nove a dez anos.

Sim, estamos nos referindo aos coelhos! Mesmo sendo um animal com um comportamento diferente do cão/gato, é possível criar coelho em apartamento. O comportamento do coelho varia de animal para animal. Mas todos se acostumam facilmente com seu nome e adoram um carinho.

Então o que devemos fazer quando por algum motivo nós precisamos ficar fora por um tempinho? Coelhos não são particularmente independentes, então eles não podem ser deixados sozinhos por mais de dois dias.

O coelho reconhece o dono? Os coelhos costumam expressar seus sentimentos através de alguns sinais. Caso ele se sinta relaxado com você, ele pode apresentar alguns desses comportamentos: Deitar próximo a você: Se ele deixa junto a você, é porque sente segurança.

Coelhos relaxados e felizes colocam as orelhas juntas e levemente voltadas para fora. Se estão deitados, os olhos podem estar semiabertos e o corpo todo esticado. Pulos e piruetas são outros sinais de felicidade.

Os coelhos são travessos e, portanto, o seu irá procurar brincar consigo durante a noite. Poderá até morder-lhe as orelhas ou os dedos dos pés em busca de atenção.

Algumas das causas pelas quais aparecem determinadas doenças dos coelhos são: má alimentação ou comida em mau estado, gaiola inadequada, feridas mal curadas, higiene incorreta, stress ou temperaturas excessivas. Mixamatose: doença grave, contagiosa e mortal que se evita mediante a vacinação anual ou a cada 6 meses.

Coelhos são carinhosos, mas precisam estar seguros para receber e dar afeto. Respeite o tempo dele, interaja aos poucos, sempre com cuidado, não faça muito barulho para assustá-lo e escolha o local certo para fazer carinho no coelho.

Embora seja verdade que este comportamento pode ter sido condicionado e, portanto, responder a outras finalidades, o motivo mais frequente do coelho ficar rodeando suas pernas é devido ao pico que experiencia em seu período de cio e esta é a maneira de expressá-lo.

5 anos de idade

Um coelho filhote: até 6 meses de idade. Um adulto jovem: de 6 a 12 meses de idade. Um coelho adulto: de 1 ano a 5 anos de idade. Um coelho idoso: mais de 5 anos de idade.

Os comuns custam em média R$ 60, porém existem raças como Teddy Dwerg que custa em torno de R$ 400. Após a aquisição que inclui o animal, gaiola e acessórios. O custo mensal com ração, complementos e forração de fundo gira em torno de 50 reais”, diz Calil.

O coelho é um animal que representa fertilidade, nascimento, vida nova. Esse bichinho simpático é famoso pela enorme capacidade de reprodução. Depois da primeira ninhada, a fêmea entra no cio a cada 10 dias. Mas ela não deve cruzar toda vez porque senão vai viver menos.