Quanto tempo posso ficar com trança raiz?

Perguntado por: rassis8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

8 semanas

A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca de 3 a 8 semanas.

Respeitar o tempo de manutenção das tranças é fundamental
O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

Você pode, sim, lavar suas tranças diretamente no chuveiro, mas um método para ajudar na durabilidade é lavar somente a raiz e não usar condicionador nem nada que possa deixar resíduo. Nós indicamos que a cliente dilua o shampoo na água e, com um borrifador, passe na raiz na hora da lavagem”, explica.

A única variação que exige cuidado extra são as tranças muito finas e apertadas, que são mantidas por tempo prolongado. Estas podem de fato aumentar a sensibilidade dos cabelos, deixando-os mais frágeis e propensos à queda.

Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios. Por isso, a melhor maneira é dormir com os fios soltos. Mas, se você prefere manter os cabelos presos, a dica é investir em penteados frouxos, como coques, tranças e rabos de cavalo, que diminuem as chances de quebra dos fios.

Usar trança no cabelo ajuda os fios a crescerem mais rápido. MITO. Nem trança, nem rabo de cavalo, nenhum penteado faz com que o cabelo cresça mais rápido.

Aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem está vivendo a transição capilar, as tranças são o refúgio perfeito para quem deseja uma mudança de visual. Elas modernizam o nosso look, nos trazendo força, autoconfiança, e isso sem falar da deliciosa sensação de acordar todo dia com o cabelo pronto e lindo.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

Depois de passar um tempo com as tranças no cabelo, é comum que ele fique ressecado, já que não recebe nenhum tipo de tratamento além do shampoo. O couro cabeludo também requer cuidados no primeiro momento, porque é uma área bastante vascularizada e precisa de produtos que proporcionem oxigenação.

Coloque uma camiseta de algodão ou um lenço de seda em seu travesseiro para evitar que suas tranças fiquem presas. Dormir de barriga para cima pode ajudar a evitar que suas tranças sejam esmagadas durante a noite. Você também pode usar uma touca de dormir para proteger suas tranças e mantê-las hidratadas.

A alopecia por tração é geralmente causada por penteados distintos, como o uso de rabos de cavalo apertados, coques, tranças apertadas e extensões. O uso prolongado de tais penteados coloca muita pressão na haste do cabelo e no folículo capilar, resultando em perda gradual de cabelo.

Na hora do banho, não se pode esfregar as tranças, pois o atrito libera mais frizz ao penteado. Após deixar a água correr, o ideal é borrifar shampoo diluído em água, em todas as tranças, massageando levemente os espaços entre elas e suas raízes. Esse processo deve ser feito três vezes e depois é só enxaguar bem!

Você não precisa lavar as suas box braids toda vez que for lavar a cabeça, muito pelo contrário! A higienização do couro cabeludo deve ser realizada 1 vez na semana ou 2 vezes se você tiver a raiz muito oleosa. Já as tranças podem ser lavadas 1 vez ao mês ou, para as mais ansiosas, de 20 em 20 dias.

É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força". É VERDADE: os fios podem crescer mais rápido se as suas refeições forem ricas em proteínas: carnes, ovo e queijos, por exemplo. Isso porque a proteína é a matéria- prima dos fios.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado para os fios não acabarem ressecados com a temperatura quente da água e para não desmanchar as tranças com o pente. O mais recomendado é ter paciência nos primeiros dias, pois o incômodo tende a sumir.

Isso significa que, em teoria, o cabelo pode crescer até 4 cm em um período de três meses. Dependendo do tamanho atual dos seus fios, ter um cabelo na cintura pode levar mais de 2 anos.