Quanto tempo o CNPJ sai do Serasa?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Em quanto tempo a dívida sai do meu CPF ou CNPJ? A dívida pode sair do seu nome em um prazo de até 5 dias úteis após o pagamento.

É que a partir da data de negativação do cadastro de pessoa jurídica, as cobranças e restrições se estendem pelo menos pelo período de 5 anos.

CNPJ limpo em 5 anos; dívida eterna
Como acontece com as pessoas físicas, as dívidas das empresas também prescrevem em um prazo de 5 anos. Isso não significa, porém, que a dívida deixa de existir ou de ter consequências para a pessoa ou para o negócio.

Com o Serasa Premium, você tem essa informação disponível sempre que precisar. Depois, você precisará ir ao cartório para saber qual foi a empresa ou órgão público que protestou seu CNPJ. Em seguida, é preciso quitar a dívida com o credor e levar a carta de anuência ao cartório.

5 anos

Quanto tempo um CNPJ fica sujo? Para as linhas de crédito, uma dívida pode ficar no CNPJ por até 5 anos. Após o período, ela deve ser retirada da lista de negativados, mas não é excluída. Só não constará mais nas análises de crédito.

Por isso, preparamos estas dicas práticas para você negociar os débitos e limpar o nome do seu negócio.

  1. Levante todas as dívidas da empresa. ...
  2. Analise as opções de acordo para o CNPJ. ...
  3. Avalie a capacidade de pagamento do seu negócio. ...
  4. Tenha um plano para quitar as dívidas. ...
  5. Evite novas dívidas no CNPJ.

Não, a dívida de um CNPJ de uma micro ou pequena empresa não é automaticamente transferida para o CPF do sócio ou responsável pela empresa. O CNPJ é um registro que identifica uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa. O CPF (Cadastro de Pessoa Física), por sua vez, é o registro que identifica uma pessoa física.

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

Para saber se tem restrição no CNPJ grátis é possível utilizar um desses portais:

  1. site de Receita Federal pelo Portal GovBR;
  2. portal REGULARIZE, para verificar registro na Dívida Ativa da União;
  3. endereço eletrônico do CADIN.

Um ano para dívidas com seguros (veicular, vida, residencial, entre outros) e hospedagem. Dois anos para prestações alimentares. Três anos para empréstimos bancários de qualquer natureza. Quatro anos para pretensões relativas à tutela.

Assim como o CPF, o CNPJ também pode ser enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Quando isso acontece, assim como traz diversas consequências para pessoas físicas, para uma empresa não é diferente.

Como posso melhorar o Serasa Score da minha empresa?

  1. Não ter dívidas no seu CNPJ e CPF;
  2. Pagar as suas contas e da sua empresa em dia;
  3. Manter um bom relacionamento com o mercado;
  4. Manter os dados da sua empresa atualizados na Serasa Experian (Saiba mais)

Após 5 anos, o consumidor não poderá permanecer negativado em razão dessas dívidas, mas ainda será muito difícil conseguir contratar serviços com as instituições financeiras enquanto houver a inadimplência, mesmo que o consumidor não esteja negativado.

Mito! Uma dívida não pode ficar mais que 5 anos em cadastros de inadimplentes. Por isso, débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

Se a dívida já está prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro ...