Quanto tempo Jesus ficou no deserto?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

quarenta dias

No deserto, Jesus foi tentado pelo diabo durante quarenta dias.

Após ser batizado por João Batista no Rio Jordão, Jesus veio para o deserto próximo a Jericó, onde jejuou e meditou por 40 dias e foi tentado três vezes pelo diabo, segundo a Bíblia.

Nos 40 dias que se seguiram, Ele ensinou e ministrou aos discípulos, uma experiência que deve ter sido maravilhosa e que os preparou para Sua ascensão ao céu. As palavras do Salvador durante esses 40 dias servem como um excelente mapa para nos orientarmos nesta vida enquanto aguardamos o Seu retorno triunfal à Terra.

Jesus não precisava submeter-se à penitência e à tentação. O Filho de Deus jamais cometeu pecado algum! Sujeitou-se a isso para nos mostrar a necessidade da penitência e para se apresentar como o “Novo Adão”.

Eram tâmaras. Seis mudinhas vingaram. Todas elas ganharam nomes bíblicos: Adão, Jonas, Uriel, Boaz, Judith e Hannah.

A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

deserto da Judeia

Jesus usou o caminho de Jerusalém para Jericó, através do deserto da Judeia, como o cenário para a parábola do bom samaritano, porque os viajantes solitários eram presa fácil naquela região (Lc. 10:25–37).

Na época do Velho Testamento, Moisés e Elias, o profeta, jejuavam (ver Êxodo 34:28; 1 Reis 19:8). Na época do Novo Testamento, Jesus Cristo jejuou e orou em preparação para Seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou Seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. O mandamento de jejuar continua até hoje.

Na época do novo testamento, Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites em preparação para seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. Esse mandamento de jejuar continua em nossos dias.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.

São vários os relatos de pessoas que, por escolha própria ou acidente extremo, ficaram em jejum prolongado e sobreviveram para contar a história. O recorde oficial é de mais de 50 dias. Quanto tempo o ser humano pode se manter sem comida depende de diversos fatores.