Quanto tempo é normal sofrer por ex?

Perguntado por: iguterres2 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.

Sim, mas mesmo com essas variáveis, pesquisadores afirmam que existe uma média para resolver o assunto, pelo menos na cabeça: 17 meses e 26 dias. O prazo foi estipulado depois que 4 mil divorciados foram ouvidos pelo site de relacionamento Fifties, que realizou a pesquisa.

Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Muitas pessoas se sentem reconfortadas na companhia de um novo parceiro. No entanto, não desejam iniciar um novo relacionamento. De fato, o ideal é esperar de 3 a 4 meses para se recuperar e estar pronto para um novo relacionamento.

Converse com alguém de sua confiança.
Por incrível que pareça, imaginar uma conversa com o ex sobre todos os sentimentos reprimidos pode ajudar. Dessa forma, você vai expor tudo que sentiu sem ter contato com ele, podendo ajudar a chegar a um ponto final sobre o assunto.

Já o luto na separação é mais dolorido, pois aquela pessoa sempre estará ali, se relacionando com outras pessoas, quebrando promessas e sonhos que havia feito junto com você.

Outras pesquisas descobriram que, enquanto os homens sofrem mais problemas de saúde a longo prazo após o divórcio se não se casarem novamente, as mulheres tendem a sofrer mais seriamente a curto prazo por causa da súbita perda de status, apoio financeiro e da rede de segurança emocional, fornecida pelo casamento.

30 dias geralmente é o necessário, mas cada pessoa é diferente. Algumas conseguem superar a relação com rapidez, enquanto outros demoram muito tempo. Se você acha que ainda não está pronto mesmo após um mês, não há problema nenhum em estender o período da ausência de comunicação.

A recuperação do fim de um relacionamento tem muito mais a ver com “inteligência” do que com sentimento. O homem consegue se desligar muito mais fácil pelo simples fato de não querer saber mais da vida alheia.

Ficar longe da pessoa amada incomoda. Quando a saudade é muito grande sentimos como se faltasse algo em nós. Quem já passou por isso sabe que a angústia causada pela distância do objeto de amor e desejo pode levar ao aumento da ansiedade, desencadear perturbações do sono e, em casos mais graves, deflagrar a depressão.

Em um estudo recente com pessoas que haviam terminado relacionamentos há pouco tempo, aquelas que rapidamente encontraram novos parceiros relataram maior autoestima e bem-estar, além de se sentirem menos ansiosos.

Algumas maneiras simples de cuidar de você e superar a dor da separação são: viajar, fazer algo que você sempre quis (como um curso ou uma atividade), praticar exercícios físicos, escrever sobre seus sentimentos, cuidar da alimentação, entre outros.

E passado algum tempo, quando já nos sentimos com vontade de fazer novos amigos e capazes de nos apaixonarmos novamente, é normal pensarmos no ex-namorado? A resposta é: sim, é normal pensarmos nele (simplesmente porque partilhámos muitos momentos).

Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.

Confira as três principais dicas da ciência para fazer o cérebro parar de gostar de alguém:

  1. Não alimente um fantasma. Recuperar-se de um término é tão difícil quanto superar um vício. ...
  2. Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa. ...
  3. Distraia-se com frequência.