Quanto tempo demora para sair da malha fina?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais.

Se a declaração retida na malha fina estiver correta e todos os requisitos forem cumpridos ou o contribuinte corrigir os problemas encontrados, ele terá direito à restituição, caso tenha valores a receber. No entanto, é necessário aguardar o processo de análise e liberação da Receita Federal para receber a restituição.

Basta acessar e clicar no serviço "Pendências de malha".

  1. Consultar. O que fazer. ...
  2. Retificar. ...
  3. Entregar documentos.

​Regularizada a situação, o próprio órgão ou entidade responsável pelo registro efetuará, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a respectiva baixa no sistema.

Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal (https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/). Além disso, os contribuintes têm a opção de realizar uma consulta detalhada sobre a situação da declaração e identificar possíveis pendências.

Quem corrige informações e envia novamente o documento vai para o final da fila de restituições. Os lotes são pagos de maio a setembro. O primeiro deles será liberado no dia 31 de maio.

A Receita Federal leva, em média, 3 meses para processar a Declaração de Imposto de Renda e costuma pagar a restituição no mesmo ano. No entanto, oficialmente esse prazo pode ser de até 5 anos. Então, é sempre necessário ver o status da declaração para acompanhar o andamento.

Como consultar
Você pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço "Pendências de malha".

O que a Receita Federal já sabe antes mesmo de você declarar: Tudo o que você ganhou em seu trabalho no ano passado: Salário, férias, 13º, indenizações, PLR… são informações de praxe que a Receita Federal possui em detalhes.

2,7%

A probabilidade de cair na malha fina é relativamente pequena. Tendo como base os dados de 2022, por exemplo, das mais de 38 milhões de declarações enviadas, pouco mais de 1 milhão caiu na malha fina, o que representa cerca de 2,7% do total.

Para parcelar o valor da sua multa, é necessário que você acesse o portal e-CAC e vá até a aba de “Pagamentos e Parcelamentos”. Lá, você deverá preencher adequadamente o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), usando o código 0211.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

Uma vez no site da Receita, é preciso acessar a opção "Meu Imposto de Renda". Também é possível fazer isso de forma simplificada no sistema de consulta da restituição. Na aba "processamento" ou "Serviços do IRPF", escolha o item "pendências de malha". Ao fazer o login, será exibido o status atual da sua declaração.

Passo a passo para consulta de notificação de lançamento na Receita Federal

  1. Acessar o portal da Receita.
  2. Selecionar menu “Serviços” e opção “Consulta NF-e Completa”
  3. Digitar chave de acesso.
  4. Confirmar o captcha.