Quanto fatura Comando Vermelho?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

No Brasil, somente o Comando Vermelho e a Família do Norte, pivôs da crise atual, giram cerca de R$ 1 bilhão por ano, aponta o sociólogo e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Robson Sávio.

É um sinal da hegemonia do Comando Vermelho na prisão que abriga atualmente 2.531 detentos, 2.418 homens e 113 mulheres, mais de três vezes a sua capacidade oficial de 800.

Naquele mesmo ano de 1971, André Torres criou uma organização de encarcerados que está completando 25 anos e atualmente domina o tráfico de drogas e promove os sequestros no Rio de Janeiro: o Comando Vermelho.

Walisson é apontado como o líder da célula do Comando Vermelho no interior da Bahia. Junto aos integrantes, o criminoso espalhava terror e declarava guerra à facção rival, o Primeiro Comando da Capital (PCC). De 2022 até o momento, a polícia contabiliza ao menos sete homicídios praticados por ele na região.

Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo.

Contudo, o CV dá autonomia para que cada "disciplina", que é o cobrador, decida o quanto cobrar. Em média, os valores variam de R$ 50 a 200 por mês.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Presídio Cândido Mendes, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. Brasil, majoritariamente no Rio de Janeiro e outros países como, Bolívia, Peru, Venezuela, Paraguai e Colômbia. CV do Ceará, CV do Amazonas, CV de Sergipe, CV da Bahia e filiais do CV em outros estados.

A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.

Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.

Segundo eles, a ação de asfixia do tráfico nas favelas parece não ter alvo específico. As tropas ocupam 12 favelas dominadas por diferentes facções criminosas. Há suspeitas de que traficantes ligados à facção Comando Vermelho (CV) estejam com os 10 fuzis e a pistola roubados.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

PCC

PCC: origem e consolidação da maior facção do Brasil.