Quantas vezes posso usar a nota do SiSU?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Posso usar a nota do Enem no Sisu quantas vezes? O programa viabiliza o uso da nota do Enem mais recente nas duas edições do ano do Sisu. Por exemplo, caso queira concorrer às vagas Sisu 2023.1 ou Sisu 2023.2, o estudante apenas poderá utilizar o desempenho obtido no Enem 2022.

Você pode alterar suas opções de curso e instituição no SiSU quando e quantas vezes quiser dentro do prazo de inscrição. Apenas a última escolha feita nesse período será levada em conta.

Você pode usar a nota do Enem quantas vezes quiser: por exemplo, pode participar de todos os programas do governo listados aqui, se desejar e/ou cumprir os requisitos para eles. Já a validade da nota depende do programa. Se for o SiSU, por exemplo, só é possível usar a nota do último exame feito.

Sim. Quem já tem uma graduação pode se inscrever no Sisu. Para participar da seletiva é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anterior a edição do Sisu que irá concorrer.

Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU, sempre sendo a primeira a sua preferência. Um dos dados interessantes do SiSU é que, enquanto as inscrições não se encerram, o candidato pode alterar os locais e até o curso pretendido quantas vezes quiser.

Sendo assim, não é permitido cursar duas graduações na mesma instituição nem em universidades distintas. O mesmo vale para quem deseja fazer duas faculdades particulares com a bolsa do ProUni ou conseguir uma vaga pelo Sisu.

Quem participou do 1º semestre do SiSU pode se inscrever no 2º semestre? Se você participou do SiSU no 1º semestre do ano, e está se perguntando se pode se inscrever novamente, a resposta é sim. A 2ª edição do SiSU é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar em uma universidade pública ainda em 2023.

Nota do Enem para conseguir bolsa do ProUni
O processo seletivo do ProUni acontece duas vezes por ano e exige a participação no Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Não é permitido usar a pontuação de outras edições do Enem.

Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos. 16 - A nova prova do Enem vai trazer questões sobre língua estrangeira?

Ambos utilizam a nota do ENEM como requisito para se inscrever. No entanto, o ProUni aceita a nota das últimas duas edições do ENEM. Nesse caso, a nota tem uma validade de dois anos. Ou seja, quem prestou o exame em 2022 pode usar sua pontuação até 2024.

Mas, infelizmente, não é possível usar a nota de provas anteriores do Enem. O Sisu só aceita a pontuação da última edição do Enem. Por exemplo: se você deseja concorrer ao Sisu 2023, será necessário ter realizado o Enem em 2022.