Quantas vezes por ano devo cortar o cabelo?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O recomendado é cortar o cabelo a cada três meses, para aparar as pontas e eliminar as pontas duplas. Cabelos danificados pela química exigem um acompanhamento mais frequente, com cortes realizados a cada dois meses, para que se mantenham saudáveis e menos quebradiços.

Com o tempo, os fios vão ficando ressecados e podem surgir pontas duplas, por isso, é importante aparar as pontinhas para manter as madeixas saudáveis. Isso pode ser feito a cada 3 meses ou sempre que começarem a surgir pontas duplas.

Para fazer o primeiro corte “oficial” do cabelo do seu bebê, aquele feito por um profissional, o ideal é esperar que o bebê tenha pelo menos três ou quatro meses, pois nessa fase ele já conseguirá manter a cabeça erguida sozinho enquanto você o segura em seu colo.

O cabelo costuma crescer cerca de um centímetro por mês. E a maioria dos profissionais recomenda que a manutenção do corte seja feita, em média, uma vez a cada três meses, no máximo. E isso não tem a ver com a crença de que cortar os fios faz o cabelo crescer de forma mais rápida.

Porém, na verdade, quando a gente corta, está tratando a haste capilar, tirando as pontas que já estão ressecadas, duplas, quebradiças. Ou seja, cortar os cabelos melhorando a haste, sua aparência e também a saúde dos fios, mas a inserção do cabelo no couro cabeludo, a raiz não é alterada com o ato de cortar.

“Ficar muito tempo sem cortar pode atrapalhar os cabelos a ficarem mais longos”, diz a tricologista. Isso porque o fio vai perdendo força, ficando quebradiço. “E, mesmo que os fios estejam crescendo na raiz, a diferença no comprimento não será tão perceptível por conta da quebra”, explica a médica.

Outro mito muito comum entre as pessoas é que cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido e melhor. Embora cortar os cabelos com uma certa frequência seja aconselhável para que as pontas mais ressecadas e danificadas sejam removidas, o procedimento não fará com que os fios cresçam mais rápido e melhor.

Cabelos saudáveis médios e longos podem ser cortados algumas vezes ao ano. Se você tem o costume de investir em tratamentos para deixar os fios longos sempre hidratados, é bem provável que as pontas não estejam tão comprometidas depois de completar os dois meses desde o último corte.

O buraco.

O ato de cortar o cabelo carrega um simbolismo de alguém que está tomando uma decisão e quer passar por uma mudança, arejar a mente, buscar novos desafios e experiências diferentes.

Cortar o cabelo não vai evitar a queda. É necessário consultar um especialista para investigar a causa da queda excessiva e fazer o tratamento adequado.

Não, cortar as pontas não acelera o crescimento, mas é importante para conseguir um comprimento mais elegante. Todas já nos perguntamos algumas vezes se é possível acelerar o ritmo de crescimento do cabelo.

O que é bom para fazer o cabelo crescer mais rápido?

  1. 1 – Tenha uma alimentação saudável. ...
  2. 3 – Faça massagem no couro cabeludo. ...
  3. 4 – Evite o uso excessivo de chapinhas e secadores. ...
  4. 5 – Corte as pontinhas regularmente. ...
  5. 6 – Use produtos específicos para o crescimento capilar.

Em vida, o cabelo cresce, em média, um centímetro por mês, rondando aos 12 centímetros por ano. Já as unhas registam um crescimento médio que ronda entre dois e três milímetros por mês.

Sem falar que em vez de bifurcações, você passa a ter trifurcações, o que aumenta o frizz, acaba com o brilho e aumenta drasticamente a quebra. Ficar muito tempo sem cortar o cabelo é uma as principais causas da quebra dos fios por causa do enfraquecimento das pontas.

vitamina B7

A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento; Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho.