Quando o cabelo está caindo é bom cortar?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 10 votos

Cortar o cabelo influencia ou não na sua queda? Uma dúvida muito frequente dos pacientes, na verdade é uma crença difundida há muito tempo entre as pessoas, é que se cortar o cabelo melhora a queda. O mesmo se fala a respeito do crescimento dos fios.

MITO: não existe nenhum estudo que comprove o corte com relação a diminuir a queda, os fios têm um ciclo, nascem, crescem, se estabilizam e caem. O corte vai retirar a parte mais antiga e fraca dos fios ajudando a disfarçar, no entanto, não vai fazer os fios pararem de cair.

Mantenha seus cabelos sempre limpos
Evite lavar os cabelos com água quente, pois resseca o couro cabeludo, e não prenda os cabelos molhados. Esse hábito pode causar proliferação de fungos e bactérias, enfraquecendo a raiz.

Porém, na verdade, quando a gente corta, está tratando a haste capilar, tirando as pontas que já estão ressecadas, duplas, quebradiças. Ou seja, cortar os cabelos melhorando a haste, sua aparência e também a saúde dos fios, mas a inserção do cabelo no couro cabeludo, a raiz não é alterada com o ato de cortar.

Elisabete: “A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por diversos motivos, como distúrbios hormonais, uso de alguns medicamentos, desnutrição, anemia ou estresse e também após cirurgias, partos e doenças, como a COVID-19”. É bom lembrar que o diagnóstico preciso só pode ser feito pelo seu dermatologista.

Além das doenças mais localizadas, a queda de cabelo também pode sinalizar outros distúrbios no corpo. Quadros de disfunções metabólicas, como glicemia alterada ou mudança significativa de peso, ou de disfunções hormonais, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, podem ter repercussão no couro cabeludo.

Alterações da tireoide, anemia, estresse e falta de vitamina D são causas comuns de queda de cabelo fora do normal. O sintoma torna necessário investigar a causa do problema, que pode ter origem em uma doença do cabelo, do couro cabeludo ou ser uma questão de saúde que exerça influência nos fios.

As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.

Como saber se a queda é normal? Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

vitamina B7

A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento; Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho.

Existem variadas técnicas que prometem recuperar os fios de quem é acometido pela queda de cabelo. Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.

sugestões de produtos

  • vitamina para crescer cabelo.
  • new hair.
  • gummy hair.
  • imecap hair.
  • biotina para cabelo. biotina.

De modo geral, uma dieta equilibrada é importante, principalmente para o bom fornecimento de proteínas, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

  1. Ingerir ferro e proteína para manter os cabelos saudáveis. ...
  2. Zinco para manter a saúde do cabelo. ...
  3. Consumir ácidos graxos essenciais. ...
  4. Não se esquecer das vitaminas B.