Quantas pessoas morrem por ano de apneia?

Perguntado por: uvidal . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), a morte súbita faz 300 mil vítimas por ano no Brasil.

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) acomete qualquer etnia, cor, gênero ou classe social. Está presente em todo o mundo e, no Brasil, atinge a vida de quase 50 milhões de pessoas*.

7. A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento. 8.

Se não for tratada, a apneia obstrutiva do sono coloca você em alto risco de hipertensão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 ou depressão, até mesmo uma morte precoce, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono.

Pacientes com mais de cinco paradas respiratórias por hora de sono já são diagnosticados com apneia . Quando esse número sobe para trinta o caso é considerado grave e merece atenção especial. A doença é progressiva e a tendência é piorar com o tempo.

Algumas baleias podem permanecer em apneia por mais de 90 minutos, enquanto que os seres humanos, em média, suportam cerca de 2 minutos. Alguns atletas especialistas conseguem ultrapassar os 5 minutos, mantendo a lucidez.

O recorde mundial em apneia estática, em que o mergulhador apenas submerge sua cabeça dentro de uma piscina, é do espanhol Aleix Segura, de 36 anos. Em 2016, ele conseguiu ficar 24 minutos e 3,45 segundos submersso em uma piscina após inalar oxigênio puro.

Grau leve: de 5 a 15 ocorrências por hora; Grau normal: até 5 ocorrências por hora; Grau moderado: de 15 a 30 ocorrências por hora; Grau grave: mais de 30 ocorrências por hora.

As principais causas de apneia obstrutiva do sono são a obesidade, hipertrofia das amígdalas, alterações crânio-faciais e aumento da circunferência do pescoço. No caso da apneia do sono central, a causa mais comum é a insuficiência cardíaca e mais raramente o acidente vascular cerebral (AVC).

A gravidade da apneia é determinada pelo IAH, grau leve: 5 < IAH < 15/hora; grau moderado: 15 < IAH < 30/hora, grau acentuado: IAH > 30/hora.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

As principais causas da apneia do sono são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração.

Não, a apneia do sono não tem cura. Quem sofre com essa síndrome passa noites mal dormidas e sente muita sonolência durante o dia.