Quantas células morrem por dia no corpo humano?

Perguntado por: rmorais9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Diariamente, cerca de 50 bilhões (50.000.000.000) de células do corpo humano morrem como parte corriqueira do processo biológico. Essas células precisam ser removidas para que o corpo permaneça saudável.

Como surgem novas células em nosso corpo? E com que frequência? É muito difícil precisar o número de células que nascem e morrem em nosso organismo a cada dia, mas os cientistas estimam que o corpo de um adulto produza, em média, 300 milhões por minuto —ou 432 bilhões a cada 24 horas.

Como o corpo humano é movido a oxigênio, as últimas células a morrer são as que menos precisam de oxigênio: as epiteliais da córnea.

#02 – Sua pele perde cerca de 50 mil células por minuto.

Após analisar amostras de tecido do fígado, a equipe de cientistas de Bergmann descobriu que a maioria daquelas células é substituída a cada três anos.

As células permanentes por outro lado, são aquelas que não podem se dividir e regenerar. Dois exemplos clássicos são os neurônios e o tecido muscular.

É muito difícil precisar o número de células que nascem e morrem em nosso organismo a cada dia, mas calcula-se que o corpo de um adulto produza em média 300 milhões de células por minuto ou 332 trilhões por dia – uma renovação que ocorre, principalmente, em tecidos epiteliais e conjuntivos, responsáveis pelos ...

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

As células do fígado também são constantemente renovadas. Elas vivem aproximadamente três meses e são substituídas. Esse "superpoder" de renovação das células garante a integridade do nosso organismo.

Dentro dessa porcentagem, é inegável o impacto da pele humana morta. Afinal, em média, um adulto médio perde cerca de 500 milhões de células por dia, incluindo as células epiteliais. Por hora, são descamadas de 0,03 a 0,09 gramas de pele. Isso porque a pele está se renovando a todo momento.