Onde está o DNA encontrado dentro de uma célula?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

núcleo celular

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.

O DNA é a molécula que guarda todas as características. Todo ser vivo possui características genéticas que podem ser transmitidas para os seus descendentes. Essas características estão guardadas no núcleo de cada célula, em uma molécula conhecida como DNA.

Diferença entre DNA e RNA
Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma.

O DNA (Ácido Desoxirribonucléico) é composto por milhões de nucleotídeos ligados uns aos outros. Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)

núcleo celular

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.

núcleo

Onde o DNA é encontrado? Em organismos eucariotos, como os seres humanos, o DNA é encontrado dentro de uma área especial da célula chamada núcleo. No núcleo dos eucariotos, o DNA está condensado numa estrutura que se chama cromatina.

A informação genética é armazenada no DNA por meio de um código, no qual a sequência de bases adjacentes determina a sequência de aminoácidos no polipeptídeo codificado.

Qual é a função do DNA? O DNA armazena toda a informação genética da célula. A partir dele, serão sintetizadas as proteínas necessárias para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Assim, todas as características de um ser vivo são induzidas pelas moléculas de ácidos desoxirribonucleicos.

O primeiro passo é colher amostras do sangue da mãe, do filho e do provável pai. Em seguida, o DNA é extraído dos leucócitos, as únicas células sangüíneas dotadas de material genético, e é feita uma comparação entre o material genético dos três.

O DNA se localiza nos núcleos das células e contém todo o material genético dos seres vivos. Dessa forma, ele concentra as informações que estabelecem as principais características do corpo humano. Ele se organiza de maneira compacta no interior das células, em estruturas chamadas cromossomos.

Os mais recentes estudos mostram que cada célula do nosso corpo tem cerca de 25 mil genes distribuí- dos nos 23 pares de cromossomos.