Quais são os três tipos de células presentes no sangue?

Perguntado por: nteixeira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O sangue é composto de plasma e de células. O plasma é constituído, em sua maioria, de água e proteínas. As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

linfócitos T

A célula precursora dos linfócitos se origina na medula óssea. Os linfócitos B estão envolvidos na defesa humoral do organismo, pois se diferenciam-se em plasmócitos, que por sua vez, produzem os anticorpos. Os linfócitos T são os mais numerosos no sangue.

Medula óssea e sangue

  • Glóbulos vermelhos. Os eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo. ...
  • Plaquetas. As plaquetas são células pequenas responsáveis pela coagulação sanguínea. ...
  • Glóbulos brancos.

Resumo das células do sangue

Componentes celularesQuantidade por microlitro de sangue
Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos5.000.000 – 6.000.000
Leucócitos ou glóbulos brancos5.000 – 10.000
Plaquetas ou trombócitos250.000 – 400.000

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

De maneira geral nosso sangue é composto por três tipos de células: As hemácias: possuem função principal de transportar gases oxigênio e carbônico; Os leucócitos: as conhecidas células brancas que funcionam como um exército de defesa; As plaquetas: possuem função importantíssima na hemostasia primária (coagulação).

Os linfócitos são parte de um grupo de células chamadas leucócitos (glóbulos brancos) que integram o nosso sistema imunológico, combatendo agentes agressores que podem causar infecções.

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções. Eles são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem no sangue temporariamente.

As hemácias, ou glóbulos vermelhos, ou ainda eritrócitos são células presentes no sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células. A quantidade de hemácias no sangue pode ser verificada através do hemograma.

As plaquetas são células do nosso sistema sanguíneo responsáveis pela coagulação do sangue, limitando hemorragias. As plaquetas são essenciais para que consigamos cicatrizar lesões traumáticas (como cortes e feridas), assim como combater certas patologias, como o cancro e algumas doenças crónicas.

As hemácias apresentam como função principal o transporte do oxigênio obtido pelo sistema respiratório até as células do corpo. Também é papel das hemácias transportar uma parte do gás carbônico produzido pelas células para que ele possa ser eliminado.

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. Os leucócitos são produzidos na medula óssea, local onde a maioria também amadurece.

É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno.