Quantas casas à torre pode andar?

Perguntado por: rmorgado7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A torre pode se mover quantas casas quiser na horizontal ou vertical, mas não pode se mover diagonalmente. No início da partida cada jogador conta com duas torres, as torres das brancas em a1 e h1, as torres das pretas em a8 e h8.

A torre pode se mover quantas casas quiser, desde que não seja bloqueada por outra peça. Por esse motivo, as torres são muito eficazes quando colocadas em colunas abertas ou semi-abertas, pois não são obstruídas por outras peças. A torre pode capturar uma peça inimiga movendo-se para a casa ocupada.

O bispo pode mover-se por qualquer número de casas, mas somente nas diagonais e até que outra peça esteja no caminho. Se essa peça for uma peça do oponente, o bispo pode removê-la e captura-la. MOVIMENTO DO BISPO: Diferentemente da torre, o bispo controla mais ou menos casas dependendo da sua localização no tabuleiro.

Assim, a torre possui um total de dez casas para onde ela pode ir. Para inciar o jogo, o branco move primeiro. Os jogadores então se alternam realizando um movimento de cada vez. Você deve realizar o movimento na sua vez, não podendo passar.

2 casas

A movimentação do cavalo é feita em forma de "L", ou seja, anda 2 casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e depois mais uma em sentido perpendicular. Nenhuma peça, quando deslocada, pode ocupar uma casa que já está sendo ocupada por outra peça da mesma cor.

A Torre se movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se mover pelas diagonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas colunas e linhas, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Quantas peças a torre pode comer? A torre pode capturar uma peça inimiga movendo-se para a casa ocupada. Observe que a torre não pode pular as outras peças como o cavalo - se ela estiver bloqueada (como na posição inicial), não poderá se mover!

A peça escolhida não precisa ter sido anteriormente capturada. Assim, um jogador pode conseguir duas rainhas ao mesmo tempo (ou até nove, se conseguir com que seus oito peões sejam promovidos).

O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.