Quantas vezes o rei pode fugir?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.

Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.

Rei – esta é a peça de maior valor no jogo, pois se esta é capturada a partida chega ao fim; ele pode mover-se em todas as direções, porém em apenas uma casa por vez. Ele pode capturar qualquer peça do adversário, com exceção do Rei.

Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.

3.1.1. Rei. Quando o rei está sob ataque direto por uma (ou possivelmente duas) das peças do adversário, considera-se que o jogador está em xeque. Quando em xeque, apenas movimentos que livrem o rei do ataque são permitidos.

O reiEditar
O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida.

Regras do Xadrez: os movimentos diferenciados

  • Nenhuma peça entre os dois.
  • O Rei não pode estar em xeque.
  • O Rei não pode entrar em xeque ao fazer o Roque.

Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo). Rei - Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance.

Rei. O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei.

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.

A peça escolhida não precisa ter sido anteriormente capturada. Assim, um jogador pode conseguir duas rainhas ao mesmo tempo (ou até nove, se conseguir com que seus oito peões sejam promovidos).

No Xadrez existem 5 casos de empate:

  1. Empate por Insuficiência de Material. São situações com tão poucas peças no tabuleiro que. ...
  2. Empate por Repetição. Quando uma posição se repete por 3 vezes durante a. ...
  3. Empate por Afogamento do Rei. ...
  4. Empate pela regra dos 50 lances. ...
  5. O Empate de Comum Acordo.

Após o rei, a dama é a peça mais importante e mais valorizada do xadrez.

Um cheque não cruzado, por exemplo, pode ser descontado em qualquer banco diretamente no caixa, ou até mesmo em lojas do comércio (caso aceitem), o que facilita muito o processo de troca por dinheiro caso a sua folha de cheque caia na mão de fraudadores.

O rei não é a peça de xadrez mais poderosa, mas é a mais importante! Se um rei estiver em xeque-mate, a partida acaba!