Quantas casas o cavalo pode andar no xadrez?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

2 casas

A movimentação do cavalo é feita em forma de "L", ou seja, anda 2 casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e depois mais uma em sentido perpendicular. Nenhuma peça, quando deslocada, pode ocupar uma casa que já está sendo ocupada por outra peça da mesma cor.

O movimento completo do cavalo forma um «L» sobre o tabuleiro. O cavalo é a única peça que pode saltar sobre as outras. BISPO: movimenta-se em diagonais quantas casas desejar desde que estejam livres.

O movimento executado pelo Cavalo é conhecido por “um-dois” ou “em L”. Ele pode andar duas casas na horizontal e uma na vertical, ou duas na vertical e uma na horizontal, uma na horizontal e duas na vertical, e assim por diante.

Ele pode mover-se por tantas casas quantas quiser, até encontrar o final do tabuleiro ou outra peça. O bispo não pode pular outras peças. O bispo captura no mesmo caminho em que ele se move, parando na casa da peça adversária.

O bispo pode mover-se por qualquer número de casas, mas somente nas diagonais e até que outra peça esteja no caminho. Se essa peça for uma peça do oponente, o bispo pode removê-la e captura-la. MOVIMENTO DO BISPO: Diferentemente da torre, o bispo controla mais ou menos casas dependendo da sua localização no tabuleiro.

Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente. 1.4.2 O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida. 1.5 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate no rei do oponente (veja Artigo 5.2.2).

Regras do Xadrez: os movimentos diferenciados

  • Nenhuma peça entre os dois.
  • O Rei não pode estar em xeque.
  • O Rei não pode entrar em xeque ao fazer o Roque.

Os cavalos não podem capturar peças adversárias mas também não podem ser capturados. Isso quer dizer que um cavalo não pode por um rei em cheque nem fazer chequemate. Esta regra aplica-se a peões que tenham sido promovidos a cavalos também. Não há captura en-passant.

O Cavalo é uma peça menor do xadrez ocidental de um valor aproximado de três peões. Tem um movimento assemelhado a um "L" e, diferente das outras peças, pode pular as peças intervenientes. Captura tomando a casa ocupada pela peça adversária, sendo sempre no final do L.

No xadrez o movimento o cavalo é sempre em L (letra ele), ou seja, duas casas num sentido (vertical ou horizontal) e uma casa no outro sentido (horizontal ou vertical).

No início de uma partida, cada jogador tem oito peças que são dispostas nas fileiras 2 para as brancas e 7 para as pretas. O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma.

O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.

Nenhuma das peças mencionadas pode pular outra peça, elas apenas podem se mover se seu caminho estiver livre e bloquear o caminho de peças faz parte da estratégia do xadrez. A exceção é o Cavalo, uma peça com movimento diferente e que pode saltar por cima de outras peças.

O Rei. O rei é menos poderoso do que quase todas as peças de xadrez, mas também é a única peça que nunca pode ser capturada! Quando um rei é atacado, ele está em "xeque".

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.