Pode reverter +4 no UNO?

Perguntado por: odinis8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

No texto da publicação podemos ler que, se alguém colocar uma carta +4, o jogador deve ir buscar 4 cartas e perde a vez de jogar. Ou seja, o jogador não pode colocar uma carta +2 para que a próxima pessoa vá buscar 6 cartas.

Ao jogar uma carta Curinga +4, que só pode ser jogada quando o participante não tiver outras cartas descartáveis de acordo com a mesa, o competidor que terá que sacar as quatro cartas pode desafiar aquele que a jogou. Neste caso, o participante que jogou a carta curinga +4 deve mostrar sua mão para o outro competidor.

“Se alguém colocar uma carta +4, você deve comprar quatro e sua vez é pulada. Você não pode colocar +2 para fazer a próxima pessoa comprar mais seis cartas. Sabemos que você já tentou fazer isso.”

Os criadores do famoso jogo de cartas vieram pôr fim a um dos maiores mitos nas regras do mesmo.

O movimento de jogar uma carta Curinga de Comprar Quatro Cartas (+4) sobre outra igual (outra+4) não é permitido, conforme as regras oficiais do jogo. Vale ressaltar ainda que a carta Curinga Comprar Quatro Cartas só pode ser usada quando o jogador não tiver na mão nenhuma carta correspondente àquela na mesa.

A carta +4 é uma carta especial que permite ao jogador escolher a cor seguinte e obriga o próximo jogador a comprar quatro cartas e perder sua vez. Portanto, mesmo que o jogador anterior tenha jogado um +2, é válido jogar um +4 em cima dessa carta.

Se você quiser uma partida mais rápida de Uno, cada jogador pode descartar duas cartas iguais ou parecidas, em vez de uma.

Zero Amarelo: Dá o direito de trocar de mão com outro soldado. A troca é obrigatória. Zero Vermelho: Essa carta faz com que todos os jogadores troquem de mão com o soldado da direita (regra enviada por @olhaju). Zero Azul: Permite que o jogador revele a mão de um soldado.

Se um jogador acumula uma carta "+2" ou "+4", o próximo jogador deve comprar o total de cartas indicado pelo acúmulo. Se um jogador acumula uma carta "Coringa Troca de Cor", o próximo jogador deve jogar uma carta da cor escolhida pelo jogador anterior.

A primeira carta acima da pilha de Compras deve ser virada, formando a pilha de Descarte. Assim, o jogador pode iniciar a partida, comprando uma carta e descartando outra.

Se você é daqueles que gritam “UNO” quando está só com uma carta saiba que o perfil do próprio jogo desmistificou essa regra, ou seja, você não precisa falar absolutamente nada quando estiver com apenas uma carta restante em sua mão no UNO.

O UNO esclareceu uma das regras mais polêmicas do jogo. Por meio de seu Twitter oficial, a empresa deixou claro que o jogador não pode jogar uma carta de mais dois em cima de outro mais dois, ou seja, o próximo jogador deve obrigatoriamente comprar as cartas.

Espelho: Quando um jogador tem duas cartas com o mesmo número, por ex. duas cartas com o número 1 (não a mesma cor, pode jogar as duas em um só descarte. Esta regra não é oficial, mas é utilizada em alguns países (normalmente como parte da regra de jump-in).

Exemplo: Se a carta na pilha de Descarte for um 7 Azul, o jogador deve jogar uma carta Azul de qualquer número, ou um número 7 de qualquer cor. Se o jogador não tiver uma carta que combine, deve comprar uma na pilha de Compras.