Quando pode desafiar no Uno?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
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"Se você suspeitar que uma carta +4 foi jogada para você ilegalmente, você pode desafiar o jogador.

Ao jogar uma carta Curinga +4, que só pode ser jogada quando o participante não tiver outras cartas descartáveis de acordo com a mesa, o competidor que terá que sacar as quatro cartas pode desafiar aquele que a jogou. Neste caso, o participante que jogou a carta curinga +4 deve mostrar sua mão para o outro competidor.

O desafio consiste em tentar descobrir se o jogador teria uma outra carta da cor solicitada. Se o desafio estiver correto, a função da carta é invertida, exigindo que o usuário que baixou a carta efetue a compra. Mas, se o desafio estiver incorreto, o desafiador deverá comprar até seis cartas.

Trata-se da “regra” — falsa, é agora confirmado — de jogar uma carta +2 depois da + 4, escapando assim ao castigo de apanhar quatro cartas e de passar a vez — e empurrando ainda para a pessoa seguinte um castigo pior: o de tirar seis cartas e passar a vez dela. Pois, diz a Mattel: não pode mesmo fazer isso.

Cada jogador, quando possui uma das cartas +2, numeradas de 1 a 16, ao jogar, o jogador seguinte escolhe, comprar mais 2 cartas ou escolhe um dos quatro tipos de desafios do jogo: Desafio de Atuação, Habilidade, Vergonha Alheia ou Desafio do Dia.

O objetivo do UNO é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão. Para o efeito terá de jogar uma carta de cada vez, que corresponda ao número ou cor da carta jogada anteriormente. Quando tiver apenas uma carta na mão, deverá gritar “UNO”. O jogo termina quando os jogadores ficarem sem cartas na mão.

Se você quiser uma partida mais rápida de Uno, cada jogador pode descartar duas cartas iguais ou parecidas, em vez de uma.

A primeira carta acima da pilha de Compras deve ser virada, formando a pilha de Descarte. Assim, o jogador pode iniciar a partida, comprando uma carta e descartando outra.

Ao jogar Uno no console, você pode bloquear ou denunciar outro jogador durante uma sessão de jogo. Quando você bloqueia um jogador, ele não poderá conversar com você e você não o verá ou ouvirá no bate-papo por voz e na câmera.

Por exemplo, se um jogador joga um "Bloqueio", o próximo jogador pode jogar outro "Bloqueio" em cima dele, e isso também vale para cartas como +2 e de inverter. O acúmulo de cartas especiais pode continuar até que um jogador não possa ou não queira adicionar mais cartas especiais ao monte de descarte.

As cartas +4 não podem ser combinadas com outro +4 para somar oito cartas a serem compradas pelo o próximo jogador. Desta maneira, se você tiver a infelicidade de receber um +4, só lhe resta aceitar, comprar suas quatro cartas e esperar até que possa jogar de novo.

Se você é daqueles que gritam “UNO” quando está só com uma carta saiba que o perfil do próprio jogo desmistificou essa regra, ou seja, você não precisa falar absolutamente nada quando estiver com apenas uma carta restante em sua mão no UNO.

Espelho: Quando um jogador tem duas cartas com o mesmo número, por ex. duas cartas com o número 1 (não a mesma cor, pode jogar as duas em um só descarte. Esta regra não é oficial, mas é utilizada em alguns países (normalmente como parte da regra de jump-in).