Quando uma pessoa gosta de ajudar ela é?

Perguntado por: ogomes7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

O altruísmo é a capacidade de não ser egoísta e buscar ajudar o próximo em diferentes situações. O altruísta enxerga as necessidades dos outros, ajudando-os em momentos difíceis ou importantes da vida. Veja mais sobre o altruísmo.

Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade. O termo altruísmo foi criado por Auguste Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo.

O altruísmo é um nobre sentimento. A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa do serviço prestado.

O altruísmo é um comportamento voluntário direcionado para ajudar alguém, no qual o altruísta incorre em risco ou custo e não visa recompensas externas (Oliner, 2002), sendo um tipo de comportamento pró-social (Eisenberg et al., 1999).

Tipos de altruísmo

  • Altruísmo genético. Como o próprio nome sugere, esse tipo de altruísmo envolve o envolvimento em atos altruístas que beneficiam familiares próximos. ...
  • Altruísmo recíproco. ...
  • Altruísmo selecionado pelo grupo. ...
  • Altruísmo puro. ...
  • Melhor saúde. ...
  • Melhor bem-estar mental. ...
  • Melhores relacionamentos românticos.

Ser altruísta é ajudar o próximo, ou seja, ser solidário com as emoções e sentimentos alheios, dando o máximo de apoio para que a outra pessoa consiga superar os seus obstáculos e ser feliz.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.

Ser uma pessoa altruísta é ter empatia com o outro, entender que as pessoas precisam de ajuda. É ter compaixão e ajudar por pura bondade e empatia com o problema do outro, sem esperar retribuição por seus atos.

Podemos dizer que o Egoísmo questiona a legitimidade de nossos interesses por outras pessoas, enquanto o Altruísmo é incapaz de reconhecer a proximidade maior que temos com certas pessoas em vez de outras.

Se o altruísta se dispõe a ajudar, sob quaisquer circunstâncias, um semelhante por ver que há uma fragilidade que precisa ser apoiada, e ele pode fazer isso, a empatia garante que isso seja feito sem que se queira modificar o jeito de ser daquele indivíduo.

Os 7 benefícios do altruísmo

  1. Felicidade e bem-estar pessoal. Todas as vezes que você ajuda alguém, você é invadido por uma sensação boa, de bem-estar e felicidade? ...
  2. Bem-estar social. ...
  3. Amor, respeito e harmonia. ...
  4. Relacionamentos de qualidade. ...
  5. Uma vida mais leve. ...
  6. Mais expectativa de vida. ...
  7. Benéfico para todos.

O contrário de altruísmo é: Contrário de dedicação ao próximo: 1 egoísmo, individualismo, egocentrismo, misantropia, antropofobia, exclusivismo, egotismo, egolatria, amor-próprio, indiferença, mesquinhez, ambição, ganância, inveja, possessividade.

1 Que ou aquele que só trata dos seus interesses. 2 Que ou aquele que demonstra falta de sentimentos altruístas. 3 p us Que ou aquele que se considera dotado de qualidades superiores às dos demais; imodesto, pretensioso, vaidoso.

14 sinônimos de altruísta para 1 sentido da palavra altruísta: Que se dedica ao próximo de forma desinteressada: 1 desinteressado, abnegado, altruístico, bondoso, caridoso, caritativo, compadecido, desprendido, filantrópico, filantropo, generoso, humanitário, humanitarista, voluntário.

Pessoas altruístas tendem a ajudar as pessoas sem pensar em como vão ser recompensadas por aquilo. Elas doam seu tempo e energia para servir quando percebem que alguém precisa de ajuda. Por isso, ajudar o próximo sem pedir nada em troca e pensar no bem estar das outras pessoas são formas bondosas de agir.

Um dos maiores atos altruístas é ser empático – tentar entender o que o outro está sentindo, se colocar no lugar de outra pessoa. Por isso, agir com empatia, percebendo quando alguém pode precisar de ajuda, é uma maneira de agir de forma nobre e altruísta.