Quando surgiu o tapete de Corpus Christi?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa e, remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.

Os tradicionais tapetes de sal, remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Trata-se de uma forma de comemorar a data que chegou ao Brasil através da influência portuguesa. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal mas de outros materiais, como serragem.

Alguns tapetes apresentam mensagens de fé e esperança, enquanto outros retratam símbolos da Eucaristia ou passagens bíblicas. O que une todos os tapetes é o cuidado e o carinho aplicado por cada voluntário durante sua produção.

Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

Os tapetes remetem à entrada de Jesus em Jerusalém onde as pessoas colocaram em sua passagem, mantos e ramos de oliveira. Esse é o único dia do ano em que o religioso caminha com o Ostensório (peça onde a hóstia sagrada é armazenada) pelo ambiente externo das paróquias, personificando a presença divina.

O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.

O dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira porque é comemorado 60 dias após o domingo de Páscoa. E como o domingo de Páscoa não possui um dia fixo, como o Natal (25 de dezembro), Corpus Christi também segue o mesmo padrão.

Significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo. O nome dessa celebração é originário do latim e significa “Corpo de Cristo”.

Na celebração de Corpus Christi, os cristãos relembram o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia. “Esse tesouro de valor incalculável, a Santíssima Eucaristia, foi instituído por Jesus na última ceia, na quinta-feira santa.

A principal atração do Corpus Christi em Castelo são os lindos tapetes, confeccionados pelos fiéis para a realização da procissão ao final do dia.