Quando surgiu a sociologia e qual a sua finalidade?

Perguntado por: cfarias4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.

A criação da sociologia foi influenciada primeiramente pela filosofia iluminista, que tinha como um de seus interesses compreender a sociedade, suas mudanças e dinâmicas, principalmente a partir da Revolução Industrial.

SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.

Auguste Comte é considerado o “pai” da sociologia. A ciência, para Comte, é a principal chave de crescimento intelectual e moral da sociedade.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

Auguste Comte

Auguste Comte foi um filósofo francês que criou a teoria positivista e é considerado o “pai” da Sociologia. Auguste Comte foi o primeiro teórico a expor a necessidade de uma ciência dedicada a descobrir as leis da sociedade. Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia e o fundador da teoria positivista.

A sociologia como disciplina separada das demais ciências humanas surgirá com o francês Auguste Comte (1798 - 1857) que cunhou o termo. Ele foi o autor do primeiro estudo sistemático sobre sociologia e para ele, esta ciência é a culminação do método científico.

A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.

Através do estudo sistemático da sociedade, a Sociologia ajuda a compreender a estrutura social, as relações entre diferentes grupos, as instituições e as dinâmicas que moldam a vida dos brasileiros. Isso proporciona uma visão mais profunda e analítica da realidade social do país.

  • Auguste Comte. O filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857) é considerado um dos fundadores da Sociologia e o pai de uma corrente de pensamento denominada de positivismo. ...
  • Émile Durkheim. ...
  • Max Weber. ...
  • Karl Marx.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade. Page 5 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA Page 6 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA o objeto de estudo do sociólogo pode ser as diferentes organizações ...