O que é o conceito de sociedade?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.

Uma sociedade é uma estrutura ampla, na qual os sujeitos estabelecem relações, quase sempre, impessoais, mas que possuem um aspecto de coletividade. Etimologicamente, a palavra sociedade é originária de dois termos latinos: socius e societa.

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Características da sociedade
De um modo geral, pode-se enxergar como característico nas sociedades, a existência de uma teia de relações (ampla e complexa) entre os indivíduos e a presença de interesses que unificam comunidades que estão inseridas em um contexto social maior.

Resposta: Sociedade pode ser definida como um grupo de indivíduos que compartilham uma cultura, uma identidade e um território comuns, e que interagem entre si por meio de relações sociais estabelecidas por normas, valores e instituições.

Os tipos de sociedade mais comuns são: Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade Cooperativa, Sociedade Unipessoal, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade Comandita por Ações, Sociedade em Comandita Simples e Sociedade em Conta de Participação.

SOCIEDADE NACIONAL. É nacional a sociedade organizada de conformidade com a lei brasileira e que tenha no País a sede de sua administração. Quando a lei exigir que todos ou alguns sócios sejam brasileiros, as ações da sociedade anônima revestirão, no silêncio da lei, a forma nominativa.

Em primeiro lugar, é possível definir sociedade como um conjunto de indivíduos que têm necessidade de transmitir a outros indivíduos noções de moral, valores e leis sociais que regem o comportamento daquele determinado grupo de pessoas.

As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho.

A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.

Sociedade é uma relação ecológica que traz grandes benefícios, pois nela há divisão do trabalho e cooperação entre os membros do grupo. Um exemplo é a sociedade das abelhas.

A sociedade é universal e generalizada; A sociedade é ampla e abstrata; É uma rede de relações sociais que não pode ser tocada; Interesses comuns de várias comunidades estão presentes na sociedade.