Quando se deve dar remédio para febre?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes. A criança com febre fica mais caída, mas quando passa, normalmente ela volta a brincar, a comer, fica mais esperta”, afirma Oliveira.

Há um consenso de que antipiréticos devem ser reservados para febres acima de 38,2°C, mas principalmente para minimizar o desconforto; lembrar que crianças não costumam manifestar desconforto com temperaturas inferiores a 39,5°C7,27.

De acordo com os infectologistas a febre pode ser caracterizada como: - Febrícula ou estado febril: de 37,3℃ a 37,8℃; - Febre: acima de 37,8℃; - Febre alta: em geral, a partir de 39℃.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

“Esse sintoma, na grande maioria das crianças até os cinco anos, é de causa viral“, explica. Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

A febre no bebê é preocupante quando há sinais de alerta presentes, quando o sintoma persiste por muito tempo, quando a temperatura não abaixa mesmo depois de medicamentos ou quando está acompanhada de outros sintomas que podem indicar doenças infecciosas. O ideal é sempre buscar atendimento do médico pediatra.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Medidas para reduzir a febre sem remédio

  1. Retire o excesso de roupas e troque sempre que estiverem úmidas.
  2. Coloque uma toalha umedecida em água sobre testa, pulsos e axilas.
  3. Tome banho com água morna.
  4. Ingira bastante líquido e mantenha uma hidratação adequada.
  5. Mantenha o repouso.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

AAS Infantil é indicado para uso pediátrico para aliviar dores de intensidade leve a moderada e a febre causado por gripes e resfriados.

A recomendação é observar a temperatura da criança e acompanhar a evolução dela. “Febre de até 37,5º C é considerada normal, sem a necessidade do uso de antitérmicos. Recém-nascidos com menos de 3 meses e crianças com menos de 5 kg em hipótese alguma devem tomar Dipirona sem orientação médica e hospitalar.

A febre também tem um efeito benéfico de facilitar a entrada e a concentração de células T nos gânglios linfáticos, onde elas são normalmente ativadas. Isso aumenta a possibilidade de as poucas células T capazes de reconhecer o agente patogênico serem rapidamente ativadas contra a infecção.