Quando o WhatsApp é clonado tem acesso às fotos?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização.

A clonagem do WhatsApp refere-se ao processo de copiar e replicar uma conta do WhatsApp em outro dispositivo, geralmente sem o conhecimento ou consentimento do proprietário da conta. Essa prática maliciosa pode permitir que terceiros tenham acesso às suas mensagens, contatos e outros dados pessoais.

Com o celular hackeado, então, seu WhatsApp pode ser clonado, com suas conversas sendo copiadas e monitoradas pelos hackers.

Uso do WhatsApp Web
Sendo assim, se estiver desconfiado de que seu WhatsApp foi clonado pelo computador, vá até a aba “WhatsApp Web” dentro do seu aplicativo e veja as sessões que estão ativas. Se não reconhecer o aparelho que está conectado, clique para encerrar a sessão e removê-lo.

Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Saiba como confirmar seu número no Android e no iPhone. Após inserir o código de seis dígitos recebido por SMS, a pessoa que estiver usando a sua conta será desconectada automaticamente.

O golpe do WhatsApp clonado acontece quando um criminoso invade a conta real de uma pessoa em outro celular, sem que ela tenha conhecimento. Então, ele envia mensagens aos contatos dessa vítima. No roubo de contas, o golpista não precisa do código de ativação.

  1. Abra uma conversa individual ou em grupo.
  2. Toque no ícone de câmera.
  3. Selecione a imagem do código QR que deseja escanear.
  4. Toque em Adicionar aos contatos.

Android: toque em Mais opções > Aparelhos conectados. iPhone: toque em Configurações > Aparelhos conectados. Toque em um aparelho conectado. Toque em DESCONECTAR.

Como adiantamos, a clonagem de celular pode ser feita de diferentes formas. Nesse sentido, os principais métodos utilizados são a clonagem de chip (SIM Swap), clonagem de IMEI e instalação de aplicativos “espiões”.

É possível identificar de quem é um número no mensageiro WhatsApp usando diferentes sites e aplicativos. Além de fazer isso salvando o número nos celulares Android ou iPhone (iOS), o usuário pode recorrer a aplicativos como o Truecaller e o Whoscall, que fornecem dados atualizados sobre o número.

Você pode atualizar o WhatsApp facilmente pela loja de aplicativos do seu aparelho. No Android: Encontre o WhatsApp Messenger na Google Play Store e, em seguida, toque em Atualizar. Encontre o WhatsApp Messenger na App Store da Apple e, em seguida, toque em ATUALIZAR.

Para isso, abra o WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco. Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda. Descreva como você utiliza o WhatsApp e forneça todas as informações necessárias. Em seguida, toque ou clique em "Enviar pergunta" para entrar em contato conosco.

Clonar WhatsApp pode ser tipificado no Código Penal que desde 2021 tornou mais graves de crimes cibernéticos como invasão de dispositivos; confira como se proteger. A prática de clonar WhatsApp tem se tornado cada vez mais comum.

Para usuários de Android, a lixeira do WhatsApp é acessível diretamente na tela principal do aplicativo. Basta clicar no ícone de três pontos na parte superior direita da tela e selecionar a opção “Lixeira”.