Quanto tempo pode ficar sem recarregar o celular?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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A operadora informa que após 180 dias sem colocar créditos, o número do celular cancelado; ele será liberado para outro cliente após mais 90 dias, mas a partir daqui, não há como recuperá-lo.

Linha pré-paga que estiver sem crédito poderá continuar recebendo chamadas por um prazo de 30 dias. Após 60 dias do vencimento dos créditos, a operadora poderá rescindir o contrato. O usuário poderá trocar o Plano de Serviço mantendo seu número de linha, na sua operadora.

A OPERADORA PODE CORTAR MINHA LINHA POR FALTA DE PAGAMENTO. ISSO É LEGAL? Sim. Quando o usuário não paga a sua conta até 15 (quinze) dias após o vencimento da fatura ele fica impedido de originar chamadas, exceto para chamadas a cobrar, os serviços de emergência e números que não importem em débitos.

Mas, dependendo dos prazos envolvidos, o processo pode ter sido irregular. O WhatsApp utiliza o número de celular como usuário. Logo, se você perdeu a linha, você deve cancelar (apagar) a conta do WhatsApp para garantir que nenhuma informação – como mensagens de grupos, por exemplo – seja passada a outra pessoa.

Fique de olho nos SMS do celular
As operadoras costumam enviar um SMS sempre que notarem alguma inconsistência no uso do chip, seja por falta de pagamento da fatura ou falta de recarga em planos pré-pagos. Essas informações são enviadas com antecedência pelas operadoras.

Na situação de o usuário não colocar créditos por mais 45 dias (a partir da notificação inicial), o chip é bloqueado em definitivo, ficando assim por mais 30 dias até que ocorra o cancelamento do número de telefone — ou seja, a operadora pode passar a linha para outro cliente.

Com 15 dias após o primeiro aviso de cobrança, poderá ocorrer o bloqueio parcial, sua internet será reduzida e você não poderá mais fazer ligações. Após 45 dias do primeiro aviso de cobrança, esse bloqueio pode ser total, sem acesso à internet, além de não fazer nem receber chamadas.

Uma operadora pode bloquear um chipe por falta de recarga ou se clientes pós-pago não pagarem uma fatura. Entretanto, isso não acontece de uma hora para outra: a operadora precisa respeitar uma série de normas e oferecer soluções ao cliente.

30 dias

Ao atingir o limite, você pode receber chamadas por mais 30 dias. Depois desse prazo, todos os serviços podem ser bloqueados, com exceção de discagens de emergência, como bombeiros e polícia, conforme o a Resolução 632 da Anatel.

O que diz a resolução
“A operadora pode cancelar a linha por falta de crédito por força da Resolução 632 da ANATEL, pois de acordo com Art. 97: 'Transcorridos 30 dias da suspensão total do serviço, o Contrato de Prestação do Serviço pode ser rescindido.

Ou seja, mesmo que sua linha seja cancelada, durante 90 dias nenhuma outra pessoa vai conseguir usar o seu número. Depois dos 90 dias, entretanto, não será mais possível recuperar o seu número, ou seja, a perda se torna irreversível.

Quando você bloqueia o chip do aparelho, impede que outra pessoa consiga confirmar seu número de telefone novamente, já que é preciso utilizar o serviço SMS ou ligação telefônica para validar uma conta. Nessa etapa, você pode: Usar um novo chip com o mesmo número para ativar o WhatsApp em um novo celular.